Mostra ExpoVespa está aberta à visitação em Santa Teresa

Publicado em 31/03/2024 às 09:38

Compartilhe

abelha

Os moradores de Santa Teresa podem conferir até o dia 27 de maio, na sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), a Expovespa – Harmonia do caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoidesAvisitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas.

Organizada pelo Laboratório de Popularização da Ciência (LabPop) da Ufes em parceria com o Núcleo de Excelência em Sistemática de Bethylidaee (Nesb), a exposição tem apoio do INMA e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Santa Teresa.

“A exposição aposta na popularização da ciência por meio da arte. A mostra conta com peças artísticas inspiradas no mundo das vespas e também exemplares naturais, buscando despertar no público, sobretudo em crianças e jovens estudantes, interesse e encanto por esses insetos extraordinários e também nas artes”, destaca a professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora da exposição, Viviana Corte.

As vespas parasitoides são insetos muito pouco estudados e conhecidos, inclusive na ciência, e são muito importantes para o controle ambiental, ecossistêmico e biológico contra as pragas, pois ingerem outros insetos. Atualmente, são conhecidas mais de 100 mil espécies, isto é, 15 vezes mais que espécies de mamíferos. 

Na exposição estão 15 exemplares de vespas capixabas. Também foram adicionados à mostra quadros e esculturas produzidos por estudantes dos cursos de artes plásticas, artes visuais, publicidade, ciências biológicas e pessoas da comunidade externa à Ufes.  

Em 2023, a Mostra Expovespa foi apresentada no hall da Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, e integrou a programação da Semana do Conhecimento, atraindo a atenção de centenas de estudantes.

Fonte: Ufes

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem