Moradores relatam condições precárias de ponte de madeira em Domingos Martins

Publicado em 22/05/2025 às 08:35

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 08.28.08_610c1a92

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Divulgação


Moradores das comunidades de Pena e Perobas, em Domingos Martins, têm demonstrado preocupação com a condição da ponte que liga ambas as localidades. Segundo eles, a estrutura de madeira apresenta sinais de desgaste, o que tem gerado receio quanto à segurança no tráfego de veículos e no transporte escolar.
“Já faz uns três anos que a ponte foi reformada, mas a madeira está apodrecendo novamente, e atravessá-la ficou arriscado, principalmente para caminhões e o ônibus escolar que passa todos os dias”, relata Leocídio Strey, que utiliza a ponte com frequência para transportar cargas de banana e café.
A situação tem sido tema recorrente em conversas e reuniões na comunidade. Sílvio José Walter, que participou recentemente de um desses encontros, afirma que uma alternativa discutida seria a construção de uma ponte de concreto. “A reunião foi para falar sobre a necessidade de melhorar a ponte, principalmente devido aos veículos pesados. Caminhões grandes não conseguem passar, e isso atrasa a produção e dificulta a vida dos moradores”, afirma.

A ponte do Pena é uma das poucas ligações entre as localidades, e os problemas de acesso afetam diretamente a rotina e a economia da região. “Tenho um terreno para trabalhar e, quando preciso transportar cargas, sou obrigado a fazer um trajeto muito maior, o que atrasa e encarece tudo”, acrescenta Leocídio.
Moradores lembram que o pedido por uma ponte de concreto vem desde a gestão anterior, mas houve divergências sobre o local da obra. A prefeitura chegou a propor a mudança de localização, mas a comunidade preferiu manter o ponto tradicional de travessia. “Eles queriam trocar o lugar da ponte, mas os vizinhos não deixaram. A ponte liga pontos importantes, e mudar a localização atrapalharia todo mundo”, relata Silvio.
O secretário de Interior e Transportes de Domingos Martins, Ademiro Dettmman, informou por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, que a troca dos pranchões da ponte está prevista, mas que as fortes chuvas recentes dificultaram a entrega do material pela empresa fornecedora. “A empresa que faz o fornecimento teve dificuldades devido às chuvas, mas se comprometeu a realizar a entrega nos próximos dias. Com isso, vamos conseguir fazer a troca dos pranchões”, explicou
Sobre a possibilidade de construir uma ponte de concreto, o secretário destacou que isso exige projeto técnico e recursos financeiros. Ele também lembrou que há muitos pontos em situação semelhante no município. “São mais de 70 pontes de madeira, e a grande maioria está em estado precário”, afirmou.

Veja também

Procon ES

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas com condições exclusivas a partir de segunda-feira (16)

Feira dos Municípios

Governo do Estado realiza o lançamento oficial da Feira dos Municípios 2025

saude no es

Governo inaugura novo serviço de oftalmologia e oferta de cirurgias vasculares no norte capixaba

orcamento 2026

Governo do Estado realiza Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2026

171930539

Rússia e China condenam ataque ao Irã; França e EUA apoiam Israel

WhatsApp Image 2025-06-12 at 14.42.35

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

feira-dos-municipios

Feira dos Municípios 2025: conheça a programação e as atrações

95

Ministério da Fazenda detalha alterações em fundos imobiliários e Fiagro