Ministério da Saúde monitora chuvas e orienta moradores de Santa Catarina e Paraná
Publicado em 09/12/2024 às 09:14
Foto: Thiago Kaue / SecomGOV
O Ministério da Saúde informou que acompanha de perto a situação das fortes chuvas no Sul do país, com especial atenção aos estados de Santa Catarina e Paraná. Até o momento, segundo a pasta, nenhum serviço de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou farmácias públicas, foi impactado.
Em comunicado, o ministério destacou que, em julho, auxiliou Santa Catarina na elaboração de um Plano de Ação para Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública. O objetivo da iniciativa foi mapear pontos críticos e fortalecer estratégias de resposta em diferentes cenários, além de orientar a formulação de planos em outras unidades da federação.
Riscos à saúde durante enchentes
O Ministério da Saúde alertou que enchentes e inundações podem trazer sérios riscos à saúde, principalmente pelo contato com água contaminada ou lama. Essas condições podem causar doenças graves.
A população das áreas atingidas deve estar atenta a sintomas como:
- Diarreia
- Febre
- Dor de cabeça
- Náuseas ou vômitos
- Cólicas ou dores abdominais
- Sangue ou muco nas fezes
Caso haja três ou mais episódios de diarreia em 24 horas ou o aparecimento de algum desses sintomas, a recomendação é procurar imediatamente assistência médica.
Cuidados com alimentos e água
A pasta também reforçou a importância de precauções ao manipular, preparar e armazenar alimentos, já que práticas inadequadas podem transmitir doenças como leptospirose, tétano, hepatite A, cólera e febre tifoide.
- Evite consumir alimentos que tenham tido contato com água de inundação ou lama, bem como aqueles armazenados em embalagens que não sejam à prova d’água ou estejam danificadas (como potes, garrafas e caixas longa vida).
Sobre o consumo de água, o ministério orienta que sejam seguidas as seguintes medidas de segurança:
- Filtrar ou coar a água utilizando filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo.
- Adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água, misturar bem e aguardar 30 minutos antes de consumir. Essa água deve ser consumida no prazo máximo de 24 horas.
Na ausência de hipoclorito de sódio, recomenda-se:
- Filtrar ou coar a água com um pano limpo, filtro doméstico ou coador de papel.
- Ferver a água por cinco minutos após o início da fervura.
- Deixar a água esfriar e agitá-la antes de consumir.
O Ministério da Saúde reforça que essas medidas são essenciais para evitar doenças e garantir o consumo seguro de água e alimentos durante o período de emergência.
Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil