Mais de 600 nascentes estão em processo de recuperação no trecho capixaba da bacia do rio Doce  

Publicado em 30/06/2024 às 15:56

Compartilhe

nascentes-do-rio

As ações de restauração florestal e recuperação de nascentes realizadas na parte capixaba da bacia do rio Doce somam atualmente 680 nascentes em processo de recuperação em 357 propriedades. Já em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de recarga hídrica, o cercamento foi concluído ou está em execução em 613 propriedades, totalizando 8,2 mil hectares.

As iniciativas, realizadas em parceria com os produtores rurais do Espírito Santo, são parte da compensação pelos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). 

O município de Colatina, localizado na região Noroeste, é considerado uma referência em questão de disponibilidade de áreas pelos produtores para a execução das ações socioambientais realizadas do Estado. Até o momento, 341 nascentes estão em processo de recuperação em 162 propriedades no município. Além disso, nas áreas de APP e recarga hídrica, 1,7 mil hectares de área de restauro estão com cercamento concluído e 15,47 hectares de área estão com cercamento em execução. Ao todo, 180 propriedades participam de ações de restauração.

Anúncio

 As ações são coordenadas pela Fundação Renova, que foi instituída por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, e os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.    

Números da reparação do rompimento da barragem de Fundão

SOCIOAMBIENTAL (base março/24) 

Anúncio
  • 33.630 hectares de Áreas de Proteção Permanente e áreas de recarga hídrica em processo de restauração em Minas Gerais e Espírito Santo;
  • 1.615 propriedades rurais são parceiras nas ações de restauro florestal 2.374 nascentes em processo de recuperação iniciado;
  • 52.040 hectares inscritos por 2.924 produtores rurais nos editais de restauração florestal;
  • R$ 9,5 milhões pagos a produtores rurais na bacia do rio Doce para recuperação de nascentes e APPs.

Fonte: Fundação Renova

Veja também

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

posto de gasolina - magnific

Nova mistura de gasolina com 32% de etanol passa a valer a partir de 1º de agosto

Edição 2025 da Mec Show, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra

FINDES apresenta ecossistema de inteligência artificial e reforça protagonismo na Mec Show 2026

bandeira - brasil- EUA- MAGNIFC

Brasil aciona OMC e contesta tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

dia-da-penitencia-768x432-JULIO-HUBER

Tempo muda no Espírito Santo com chegada de frente fria e previsão de pancadas de chuva