Mais de 600 nascentes estão em processo de recuperação no trecho capixaba da bacia do rio Doce  

Publicado em 30/06/2024 às 15:56

Compartilhe

nascentes-do-rio

As ações de restauração florestal e recuperação de nascentes realizadas na parte capixaba da bacia do rio Doce somam atualmente 680 nascentes em processo de recuperação em 357 propriedades. Já em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de recarga hídrica, o cercamento foi concluído ou está em execução em 613 propriedades, totalizando 8,2 mil hectares.

As iniciativas, realizadas em parceria com os produtores rurais do Espírito Santo, são parte da compensação pelos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). 

O município de Colatina, localizado na região Noroeste, é considerado uma referência em questão de disponibilidade de áreas pelos produtores para a execução das ações socioambientais realizadas do Estado. Até o momento, 341 nascentes estão em processo de recuperação em 162 propriedades no município. Além disso, nas áreas de APP e recarga hídrica, 1,7 mil hectares de área de restauro estão com cercamento concluído e 15,47 hectares de área estão com cercamento em execução. Ao todo, 180 propriedades participam de ações de restauração.

 As ações são coordenadas pela Fundação Renova, que foi instituída por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, e os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.    

Números da reparação do rompimento da barragem de Fundão

SOCIOAMBIENTAL (base março/24) 

  • 33.630 hectares de Áreas de Proteção Permanente e áreas de recarga hídrica em processo de restauração em Minas Gerais e Espírito Santo;
  • 1.615 propriedades rurais são parceiras nas ações de restauro florestal 2.374 nascentes em processo de recuperação iniciado;
  • 52.040 hectares inscritos por 2.924 produtores rurais nos editais de restauração florestal;
  • R$ 9,5 milhões pagos a produtores rurais na bacia do rio Doce para recuperação de nascentes e APPs.

Fonte: Fundação Renova

Veja também

A turma de BG

Produtores de Baixo Guandu ampliam conhecimento sobre cafés especiais no Cecafes

{2AB7CE0E-8AE6-AD18-D432-7ECDDECE541A}

Inscrições abertas para expositores da 60º Festival da Uva e do Vinho

Dayana-Erlacher

Dona de salão de beleza em Marechal Floriano morre em acidente na BR-262

Selective focus, Little girl wearing eyeglasses holding colors pencil in hand and holding large textbook standing at front of blur blackboard in background, smile with happy

Obmep 2026 abre inscrições e mobiliza escolas do ES para preparação em matemática

woman-suffering-from-infertility

SUS passa a oferecer implante contraceptivo de longa duração para mulheres no Espírito Santo

foto alfredo

Governo do Estado anuncia pacote de investimentos e entrega obras em Alfredo Chaves

polenta capa

Mascote inspirado na polenta anima torcida e reforça tradição cultural em Venda Nova do Imigrante

A vertical shot of raw shrimps on black rock slates

Produção de camarão de água doce ganha espaço e diversifica a aquicultura no Espírito Santo