Mais de 1 milhão de crianças já receberam a vacina Pneumo 20 pelo SUS
Publicado em 14/09/2026 às 07:51
Foto: Magnific
Mais de 1 milhão de crianças menores de 5 anos já foram vacinadas com a Pneumo 20 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início da estratégia nacional, em junho deste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante uma visita a serviços de saúde em Montes Claros (MG).
Incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação em 2026, a Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia e meningite.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina amplia a proteção oferecida às crianças por incluir os sorotipos 3, 6A e 19A, associados à doença pneumocócica invasiva no Brasil. A imunização também ajuda a prevenir a otite média, que pode provocar complicações, inclusive perda auditiva.
“A inclusão da Pneumo 20 no SUS amplia o acesso das crianças à proteção contra doenças causadas por 20 sorotipos da bactéria pneumococo. Na rede privada, o valor da vacina pode chegar a R$ 600. Desde a incorporação ao Calendário Nacional de Vacinação, mais de 1 milhão de crianças já receberam a vacina no país”, afirmou Alexandre Padilha.
A vacinação é considerada a principal forma de prevenção das formas graves das doenças pneumocócicas. A ampliação da cobertura vacinal também contribui para reduzir internações, complicações e mortes, principalmente entre crianças pequenas, que estão entre os grupos mais vulneráveis.
Entre 2023 e 2025, o Brasil registrou 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil mortes pela doença, com taxa de letalidade de 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 589 casos e 187 óbitos no período.
Como fica o esquema de vacinação
A Pneumo 20 está substituindo gradualmente a Pneumo 10 no esquema infantil. Durante o período de transição, os estoques disponíveis da Pneumo 10 continuarão sendo utilizados e, por isso, algumas crianças receberão doses das duas vacinas.
Para as crianças que estão iniciando o esquema, a orientação é receber a Pneumo 20 aos 2 meses, a Pneumo 10 aos 4 meses e o reforço da Pneumo 20 aos 12 meses. O intervalo mínimo entre a segunda dose e o reforço é de 60 dias.
Crianças que já completaram o esquema com a Pneumo 10 não precisam receber uma dose adicional da Pneumo 20.
Já aquelas que iniciaram a vacinação com a Pneumo 13 ou Pneumo 15 na rede privada podem completar o esquema pelo SUS com a Pneumo 20, desde que sejam respeitados os intervalos recomendados.
Quando os estoques da Pneumo 10 forem encerrados, todas as doses do esquema infantil passarão a ser aplicadas com a Pneumo 20.
Pais e responsáveis devem manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada e procurar uma unidade de saúde para verificar se há doses pendentes. O histórico de imunização também pode ser consultado pela Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital.
Fonte: Ministério da Saúde