POMERANA

Coluna Pomerana

Luteranismo, agricultura familiar e terra: Uma convergência comum entre os descendentes pomeranos

Publicado em 13/01/2020 às 12:45

Compartilhe

coluna1A chegada dos imigrantes germânicos, italianos, etc. na segunda metade do século XIX intimamente se relaciona com o processo de interiorização no Estado do Espírito Santo, a despeito da já presença indígena na região. Seria no interior, ou mais especificamente, na serra capixaba, que estes muito destes imigrantes começariam suas vidas no Brasil, em meio a um clima tropical, sujeitos a epidemias, adversidades de adaptação, entre outras dificuldades.

Deve-se principalmente a estes imigrantes a formação da agricultura familiar no solo espírito-santense, em detrimento de muitos outros estados brasileiros que tiveram na monocultura, movidos a trabalho escravo, sua formação.

Neste panorama, cabe destacar que as igrejas luteranas exerceram um papel propulsor para muitos imigrantes. As pesquisas de Werner Fuchs A IECLB e a pastoral da terra (1982); de Ingrid Margarete Giesel Queremos uma economia solidária. Igreja e Agricultura Familiar (2001); de Sérgio Sauer The Land Issue as a theological problem: the Roman Catholic and Lutheran Churches social and political commitment to the struggle for land the Brazil (1996); Tarcísio Vanderlinde Entre dois reinos: a inserção luterana entre os pequenos agricultores no sul do Brasil (2004); de Sívio Meincke Luta pela terra e reino de Deus (1988), apontam para a proximidade entre a agricultura familiar e a igreja luterana.

Dentre estes, talvez seja o mais representativo o trabalho de Vanderlinde (2004), mostrando amiúde, a influência decisiva da Igreja Luterana na Agricultura Familiar no oeste do Paraná, por meio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), espaço criado e dirigido pela Igreja Luterana para defender e desenvolver a Agricultura familiar no seio da comunidade onde atua.

coluna3Não só no Paraná, mas em várias partes do Brasil, onde havia e há igrejas luteranas, reuniam-se assim não só as crenças comuns de indivíduos, mas principalmente projetos, cooperativismo, empreendedorismo, etc, intercâmbio de ideias, etc. De modo atuante, porém, às vezes, aparentemente discreto, pastores luteranos colaboraram para o desenvolvimento da agricultura familiar. Por longas décadas até o presente, é possível supor que a organização dos espaços rurais de muitos municípios capixabas se deu nuclearmente em torno da presença luterana e da agricultura familiar, sobretudo em municípios capixabas mais influenciados por descendentes pomeranos e alemães, onde o luteranismo teve (e tem) mais força institucional.

Por exemplo, de acordo com informações do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba 2005 – 2007 (estudo setorial: Agricultura Familiar), há duas instituições luteranas que tem apoiado projetos de agricultura familiar: a Fundação Luterana Sementes e Associação Diacônica Luterana (ADL).

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Coluna Pomerana

Relatos, Memórias e Retratos da nossa história – Parte I

Como as mulheres se vestiam no século XIX

Comunidades livres e escolas pomeranas – Parte II

Os pastores, as comunidades livres e as escolas pomeranas em São Lourenço do Sul – Parte I

Vila Neitzel: a maior comunidade pomerana de Minas Gerais