Lula conversa com Putin sobre Venezuela pós ataques dos EUA

Publicado em 14/01/2026 às 14:29

Compartilhe

54508138565_304353e48c_o

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta quarta-feira (14) sobre a situação na Venezuela, após o ataque dos Estados Unidos e o sequestro do presidente Nicolás Maduro.

Em nota, o Kremlin informou que os dois líderes trocaram avaliações sobre temas da agenda internacional, com foco especial na crise venezuelana. Segundo a presidência russa, Lula e Putin destacaram posições convergentes de Brasil e Rússia em defesa da soberania e dos interesses nacionais da República Bolivariana da Venezuela.

Anúncio

O Itamaraty também confirmou a conversa. De acordo com Moscou, os presidentes concordaram em intensificar a coordenação diplomática para reduzir as tensões na América Latina e em outras regiões, inclusive por meio da ONU e do BRICS.

Ainda segundo o comunicado russo, Lula e Putin discutiram de forma detalhada o fortalecimento da cooperação bilateral em diversas áreas, no contexto das negociações para a próxima reunião da Comissão de Alto Nível Rússia–Brasil, prevista para fevereiro.

Críticas à ação dos Estados Unidos

Durante a conversa, os dois presidentes criticaram a invasão da Venezuela e o sequestro de Nicolás Maduro por militares norte-americanos, classificando o episódio como uma violação do direito internacional. A Rússia condenou o que chamou de “ato de agressão armada” contra o país sul-americano, enquanto Lula afirmou que a ação ultrapassou os limites do aceitável.

Anúncio

“Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e estabelecem um precedente extremamente perigoso para a comunidade internacional. Atacar países em flagrante violação do direito internacional é o primeiro passo para um mundo marcado pela violência, pelo caos e pela instabilidade, no qual a lei do mais forte se sobrepõe ao multilateralismo”, declarou o presidente brasileiro à época.

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

b0f94b0e-9c27-41df-9cfc-f942b10ff0f0

Lula defende regulação das plataformas digitais e governança global da inteligência artificial durante cúpula do G7

IMG_0432

Minha Saúde ES: aplicativo reúne serviços e informações de saúde em plataforma digital

café conilon Foto Julio Huber

Ufes registra três novas cultivares de café conilon com foco em produtividade e adaptação climática

{AEC5A805-EBCE-61AA-CCE2-0CDEED3A576B}

Festival de Inverno de Matilde reúne gastronomia, música e experiências nas montanhas de Alfredo Chaves

14987

Expo Cidades Capixabas debate inteligência artificial e revela as profissões em Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-16 at 17.32.30

Festival ambiental reúne educação, cultura e sustentabilidade em Domingos Martins 

WhatsApp Image 2026-06-16 at 16.26.131

Dois homens são detidos com motos furtadas em Marechal Floriano e Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-15 at 17.37.35

Polícia confirma identidade de mulher encontrada morta em Afonso Cláudio