GASTRONOMIA

Gastronomia

Lombinho de porco com abacaxi

Publicado em 26/06/2023 às 09:53

Compartilhe

GATRONOMIA

Desde que entendo por gente a tradição em minha família era o aniversariante ou homenageado em determinada data poder escolher o menu do que seria servido na data comemorativa, seja o almoço ou jantar que iríamos preparar: no Dia das Mães, dos pais ou aniversários!

Para não perdermos este hábito, no Dia das Mães deste ano minha esposa e mãe de meus filhos escolheu: “quero comer lombinho de porco!” E assim foi feito: vai ser um “lombinho com abacaxi”, declarei!

Para começar:

  • lavei bem uma bonita peça pesando mais ou menos 2 kg, comprado fresco, coloquei-o numa travessa funda, furei-o verticalmente em vários lugares e temperei
  • 2 colheres de sopa de molho inglês,
  • 1 colher de sopa bem cheia de pasta caseira de alho e cebola
  • 1 colher de sopa bem cheia de lemon pepper
  • 1 colher de sopa bem cheia de sal
  • 01 cebola grande descascada e fatiada
  • caldo de 2 limões “galegos” espremidos na hora
  • um pouco de pimenta do reino ralada na hora

Espalhei bem todos os temperos sobre todo o lombinho, deixei-o na marinada e espalhei as rodelas de cebola por cima. Cobri com filme plástico e guardei-o na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte pela manhã tirei-o da geladeira e deixei-o chegar à temperatura ambiente. Aqueci bem uma frigideira grande, adicionei um pouco de azeite e, quando estava na temperatura ideal, coei a marinada, separei as fatias de cebola e fritei-o por igual em todos os lados, até ficar dourado. Retirei-o da frigideira, reservei-o numa travessa que pudesse ir ao forno e coloquei as fatias de cebola, deixando-as caramelizar. Reservei-as, também, separadamente. Duas horas antes de servir o almoço deixei o forno aquecendo a 200° C e levei o lombinho, com a marinada, para o forno. Reguei-o, de vez em quando, durante uma hora e meia, mais ou menos. Então desliguei o forno, transferi as rodelas de cebola para dentro da travessa da carne e deixei tudo lá dentro, só no calor.

Descasquei e cortei um abacaxi maduro em fatias de um dedo de espessura e fritei-as em manteiga até ficarem bem douradas. Deixei-as na própria frigideira aguardando a hora de serem reaquecidas e servidas junto com a carne.

Dez minutos antes de ir tudo para a mesa, coloquei a frigideira com o abacaxi no fogo e liguei o fogão, acendi o forno e, no momento de servir, retirei a carne, fatiei-a e voltei-a para a travessa, dispondo-a sobre as cebolas. Ao seu lado arrumei as fatias do abacaxi, levei para a mesa e partimos para a melhor parte: degustar! Preparei, ainda, arroz branco, que participou com muito brio desta refeição! O vinho que acompanhou foi um Barolo Boffa Angelo 2007, o qual comprei na última viagem que fizemos à Itália e estava reservado para um acontecimento especial como este! Salute!

Veja também

WhatsApp Image 2025-07-03 at 18.06.10

Espírito Santo lança plano estratégico “ES 500 Anos” para guiar o desenvolvimento até 2035

corpo_48959_FeiradosMunicipios03072025EllenCampanharo16 (1)

Começa a Feira dos Municípios 2025 com expectativa de mais de 80 mil visitantes

WhatsApp Image 2025-07-03 at 17.40.38

Setur realiza primeira edição do Fórum dos Secretários Municipais de Turismo durante a Feira dos Municípios

capa

TecnoAgro 2025 reúne inovação, tecnologia e sustentabilidade

trevo-marechal

Moradores de Marechal Floriano podem sugerir melhorias para os próximos anos durante audiências

capa

Hospital Padre Máximo recebe maior certificação de organização nacional

Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Domingos Martins recebe a 1ª edição do Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Design sem nome (4)

Cultivo mais prático e eficiente: Incaper recomenda ‘paper pot’ para mudas de conilon

Últimos artigos de Gastronomia

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano

Batatas à moda libanesa

Filé de pescada na airfryer