GASTRONOMIA

Gastronomia

Lombinho de porco com abacaxi

Publicado em 26/06/2023 às 09:53

Compartilhe

GATRONOMIA

Desde que entendo por gente a tradição em minha família era o aniversariante ou homenageado em determinada data poder escolher o menu do que seria servido na data comemorativa, seja o almoço ou jantar que iríamos preparar: no Dia das Mães, dos pais ou aniversários!

Para não perdermos este hábito, no Dia das Mães deste ano minha esposa e mãe de meus filhos escolheu: “quero comer lombinho de porco!” E assim foi feito: vai ser um “lombinho com abacaxi”, declarei!

Para começar:

Anúncio
  • lavei bem uma bonita peça pesando mais ou menos 2 kg, comprado fresco, coloquei-o numa travessa funda, furei-o verticalmente em vários lugares e temperei
  • 2 colheres de sopa de molho inglês,
  • 1 colher de sopa bem cheia de pasta caseira de alho e cebola
  • 1 colher de sopa bem cheia de lemon pepper
  • 1 colher de sopa bem cheia de sal
  • 01 cebola grande descascada e fatiada
  • caldo de 2 limões “galegos” espremidos na hora
  • um pouco de pimenta do reino ralada na hora

Espalhei bem todos os temperos sobre todo o lombinho, deixei-o na marinada e espalhei as rodelas de cebola por cima. Cobri com filme plástico e guardei-o na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte pela manhã tirei-o da geladeira e deixei-o chegar à temperatura ambiente. Aqueci bem uma frigideira grande, adicionei um pouco de azeite e, quando estava na temperatura ideal, coei a marinada, separei as fatias de cebola e fritei-o por igual em todos os lados, até ficar dourado. Retirei-o da frigideira, reservei-o numa travessa que pudesse ir ao forno e coloquei as fatias de cebola, deixando-as caramelizar. Reservei-as, também, separadamente. Duas horas antes de servir o almoço deixei o forno aquecendo a 200° C e levei o lombinho, com a marinada, para o forno. Reguei-o, de vez em quando, durante uma hora e meia, mais ou menos. Então desliguei o forno, transferi as rodelas de cebola para dentro da travessa da carne e deixei tudo lá dentro, só no calor.

Descasquei e cortei um abacaxi maduro em fatias de um dedo de espessura e fritei-as em manteiga até ficarem bem douradas. Deixei-as na própria frigideira aguardando a hora de serem reaquecidas e servidas junto com a carne.

Anúncio

Dez minutos antes de ir tudo para a mesa, coloquei a frigideira com o abacaxi no fogo e liguei o fogão, acendi o forno e, no momento de servir, retirei a carne, fatiei-a e voltei-a para a travessa, dispondo-a sobre as cebolas. Ao seu lado arrumei as fatias do abacaxi, levei para a mesa e partimos para a melhor parte: degustar! Preparei, ainda, arroz branco, que participou com muito brio desta refeição! O vinho que acompanhou foi um Barolo Boffa Angelo 2007, o qual comprei na última viagem que fizemos à Itália e estava reservado para um acontecimento especial como este! Salute!

Veja também

Principal correta

Banestes acompanha de perto quem transforma o turismo capixaba em negócio

Sebrae 1

Sefaz e Sebrae firmam parceria para preparar municípios capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp-Image-2026-10-16-at-13.10.11-1080x675

Banestes abre concurso público com salários de até R$ 5,6 mil no Espírito Santo

COLUNA GATRONOMIA

Ratatouille  

Votação 6x1 no Senado - Foto - Jonas Pereira (Agência Senado)

FINDES alerta para impacto econômico com possível fim da escala 6×1

Fazenda Venturim (1)

Irrigação eficiente pode reduzir em mais de 30% o consumo de água na lavoura de café

55446268458_95ad6e34d4_k-1024x683-1-1024x675

Senar abre inscrições para cursos técnicos gratuitos com vagas no Espírito Santo

1

Alfredo Chaves recebe encontro voltado ao protagonismo feminino no agro

Últimos artigos de Gastronomia

Ratatouille  

Rosbife de fraldinha 

Cheesecake de morangos e doce de leite 

Lombinho suíno na pressão 

Almôndegas ao sugo