GASTRONOMIA

Gastronomia

Lombinho de porco com abacaxi

Publicado em 26/06/2023 às 09:53

Compartilhe

GATRONOMIA

Desde que entendo por gente a tradição em minha família era o aniversariante ou homenageado em determinada data poder escolher o menu do que seria servido na data comemorativa, seja o almoço ou jantar que iríamos preparar: no Dia das Mães, dos pais ou aniversários!

Para não perdermos este hábito, no Dia das Mães deste ano minha esposa e mãe de meus filhos escolheu: “quero comer lombinho de porco!” E assim foi feito: vai ser um “lombinho com abacaxi”, declarei!

Para começar:

  • lavei bem uma bonita peça pesando mais ou menos 2 kg, comprado fresco, coloquei-o numa travessa funda, furei-o verticalmente em vários lugares e temperei
  • 2 colheres de sopa de molho inglês,
  • 1 colher de sopa bem cheia de pasta caseira de alho e cebola
  • 1 colher de sopa bem cheia de lemon pepper
  • 1 colher de sopa bem cheia de sal
  • 01 cebola grande descascada e fatiada
  • caldo de 2 limões “galegos” espremidos na hora
  • um pouco de pimenta do reino ralada na hora

Espalhei bem todos os temperos sobre todo o lombinho, deixei-o na marinada e espalhei as rodelas de cebola por cima. Cobri com filme plástico e guardei-o na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte pela manhã tirei-o da geladeira e deixei-o chegar à temperatura ambiente. Aqueci bem uma frigideira grande, adicionei um pouco de azeite e, quando estava na temperatura ideal, coei a marinada, separei as fatias de cebola e fritei-o por igual em todos os lados, até ficar dourado. Retirei-o da frigideira, reservei-o numa travessa que pudesse ir ao forno e coloquei as fatias de cebola, deixando-as caramelizar. Reservei-as, também, separadamente. Duas horas antes de servir o almoço deixei o forno aquecendo a 200° C e levei o lombinho, com a marinada, para o forno. Reguei-o, de vez em quando, durante uma hora e meia, mais ou menos. Então desliguei o forno, transferi as rodelas de cebola para dentro da travessa da carne e deixei tudo lá dentro, só no calor.

Descasquei e cortei um abacaxi maduro em fatias de um dedo de espessura e fritei-as em manteiga até ficarem bem douradas. Deixei-as na própria frigideira aguardando a hora de serem reaquecidas e servidas junto com a carne.

Dez minutos antes de ir tudo para a mesa, coloquei a frigideira com o abacaxi no fogo e liguei o fogão, acendi o forno e, no momento de servir, retirei a carne, fatiei-a e voltei-a para a travessa, dispondo-a sobre as cebolas. Ao seu lado arrumei as fatias do abacaxi, levei para a mesa e partimos para a melhor parte: degustar! Preparei, ainda, arroz branco, que participou com muito brio desta refeição! O vinho que acompanhou foi um Barolo Boffa Angelo 2007, o qual comprei na última viagem que fizemos à Itália e estava reservado para um acontecimento especial como este! Salute!

Veja também

agro-17-06-ft-AgroUrbano-maquina-secadora-cafe

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Escondidinho de fruta-pão, ervilhas e frango desfiado

Receita de “Falso” pudim de morangos

Receita de Crumble de manga

Receita de Cassoulet de frango

Receita de Caldo de pinto