Grupo de pesquisa sobre línguas de imigração da Ufes abre seleção para bolsistas
Publicado em 03/01/2022 às 08:57

Texto: Edézio Peterle / Foto: Leandro Fidelis
O grupo responsável pela pesquisa “Identificação e Mapeamento de Falantes de Línguas de Imigração no Espírito Santo” está com três vagas para alunos de graduação em Instituição de Ensino Superior do Espírito Santo. A carga horária semanal da pesquisa é de 20 horas, e o estudante não pode ter vínculo empregatício. O aluno selecionado será contemplado com uma bolsa de, inicialmente, seis meses de duração, podendo ser prorrogada. Seu valor é de R$ 600.
A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), tendo a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) como instituição executora.
Segundo a professora Edenize Ponzo Peres, que faz da equipe coordenadora do projeto, a pesquisa tem como objetivo investigar os falantes das línguas de imigração no Espítio Santo. “O propósito da pesquisa é respondermos, com a maior precisão possível, às seguintes perguntas: quantas pessoas residentes no Espírito Santo falam o Pomerano, o Hunsrückisch e as Línguas Italianas? Quantas apenas as compreendem? Qual a localização geográfica dos falantes, ou seja, onde residem? O que foi e está sendo feito para que essas línguas permaneçam sendo faladas? “, explicou Edenize.
Ainda de acordo com Peres, as respostas a essas perguntas devem dar subsídios para a elaboração de políticas de manutenção/revitalização das línguas de imigração por parte da sociedade civil e dos órgãos públicos municipais e estaduais. Além disso, esse conhecimento é importante para um planejamento do ensino de Língua Portuguesa que leve em conta a realidade sociolinguística das diferentes localidades do Espírito Santo.
Os interessados devem enviar email para o endereço eletrônico: [email protected] e solicitar o edital da seleção e demais informações. O prazo para inscrição de encerra nesta segunda-feira (3).
Grupo de pesquisa
O projeto está sendo coordenado mais diretamente por seis pesquisadores: os professores Edenize Ponzo Peres, Mariza Silva de Moraes e Santinho Ferreira de Souza, Antônio Carlos Gomes e Vítor Faiçal Campana, do Ifres, e Ismael Tresssmann, da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá.
O objetivo geral do projeto é conhecer a realidade linguística do Espírito Santo, no tocante às principais línguas de imigração ainda faladas no estado – as línguas italianas, o hunsrückisch e o pomerano -, identificando e localizando os seus falantes, bem como as políticas existentes no estado para que elas permaneçam sendo faladas.

Governo do ES premia 30 projetos de prevenção às drogas nas escolas por meio do Edital da Rede Abraço 2025

Pesquisa capixaba ajuda produtores de abacaxi a controlar floração e colher na época de melhor preço

Detran|ES passa a aceitar assinatura digital na transferência de veículos e dispensa firma reconhecida
Veja também

Governo do ES premia 30 projetos de prevenção às drogas nas escolas por meio do Edital da Rede Abraço 2025
