Governo destina recursos para auxiliar Acre e Amazonas no enfrentamento dos impactos das queimadas e da estiagem

Publicado em 18/10/2024 às 09:43

Compartilhe

Freepik

Foto: Freepik

O Governo Federal liberou, nesta quarta-feira (16), um montante adicional de R$ 1,2 milhão para auxiliar os estados do Amazonas e Acre a enfrentarem os efeitos das emergências climáticas na saúde da população. Os recursos, viabilizados pela Portaria Nº 5.506/2024 e assinados pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, integram as medidas de resposta às queimadas e à estiagem nessas regiões.

Em 26 de julho, o Ministério da Saúde criou a Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, um mecanismo de gestão que coordena ações de prevenção e resposta a eventos climáticos em todo o país, incluindo ondas de calor, enchentes, secas e queimadas.

Anúncio

Entre as funções da Sala está a divulgação de informações sobre a situação epidemiológica e assistencial do país. Para isso, são publicados semanalmente o Informe da Sala Nacional e o Informe sobre Queimadas. A pasta também conta com painéis de monitoramento da saúde ambiental, que acompanham a qualidade da água para consumo humano e a qualidade do ar.

Apoio financeiro

O suporte financeiro para emergências em saúde pública foi regulamentado pela Portaria GM/MS Nº 3.160, em fevereiro de 2024. Para receber o auxílio, estados ou municípios devem enviar ao governo federal um ofício declarando a emergência em saúde. Os repasses são feitos mensalmente enquanto o decreto de emergência estiver em vigor.

Anúncio

Além disso, é necessário apresentar um plano de ação que inclua a análise da condição de saúde local, levando em conta a situação epidemiológica, as necessidades de atendimento da população e a pressão sobre a rede de assistência. O plano também deve detalhar as ações de saúde que serão realizadas e seus respectivos custos. É permitido que mais de um ente federativo faça a solicitação de apoio em conjunto.

Outras ações

Como parte das iniciativas de combate às queimadas, o Ministério da Saúde tem enviado equipes técnicas para os estados mais afetados. Na segunda-feira (14), uma equipe técnica chegou ao Pará, onde a seca severa e as queimadas têm provocado grandes danos. Essa equipe, formada por membros da Sala de Situação e da Força Nacional do SUS (FN-SUS), já visitou estados como Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins, oferecendo suporte e diagnósticos para enfrentar a crise ambiental e de saúde pública.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

posto de gasolina - magnific

Nova mistura de gasolina com 32% de etanol passa a valer a partir de 1º de agosto

Edição 2025 da Mec Show, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra

FINDES apresenta ecossistema de inteligência artificial e reforça protagonismo na Mec Show 2026

bandeira - brasil- EUA- MAGNIFC

Brasil aciona OMC e contesta tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

dia-da-penitencia-768x432-JULIO-HUBER

Tempo muda no Espírito Santo com chegada de frente fria e previsão de pancadas de chuva