Fungo inédito no inhame e na samambaia é descoberto por pesquisadores

Publicado em 17/04/2021 às 15:56

Compartilhe

Um novo fungo que acomete o inhame e a samambaia preta foi encontrado, pela primeira vez no Brasil, por pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O fungo,classificado como Dematophora bunodes, ocasiona às culturas a podridão mole da raiz, além de uma rápida murcha e morte da planta. A descoberta inédita foi realizada pelos pesquisadores do Incaper, Hélcio Costa e Inorbert de Melo, em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O relato do novo patógeno na literatura traz mais conhecimento sobre a cultura do inhame, que é expressiva para a agricultura do Estado. O inhame ocupa mais de 3.200 hectares no Espírito Santo, gerando cerca de 90 mil toneladas do tubérculo. A área ocupada e a quantidade produzida colocam o inhame entre as quatro principais culturas hortícolas produzidas nas terras capixabas. Já a samambaia preta é cultivada na região serrana e é muito utilizada para ornamentação.

“O produtor deve ficar atento a mais esses sintomas que podem ocorrer no cultivo de ambas as culturas. Caso ele suspeite que a lavoura pode ter sido infectada pelo fungo, pode levar o tubérculo ou a planta afetada para os escritórios do Incaper ou para o Centro de Pesquisa Serrano, para que possamos fazer a avaliação”, orientou Inorbert de Melo.

A detecção de Dematophora bunodes no Estado foi feita no município de Venda Nova do Imigrante e, desde julho de 2015, trabalhos taxonômico clássicos e moleculares foram desenvolvidos para a confirmação do patógeno. O artigo científico sobre a descoberta foi publicado na edição de abril de 2021 da Plant Disease, umas das principais revistas internacionais de Fitopatologia. O artigo completo, em inglês, contém fotos dos sintomas das doenças.

Outras pragas e doenças no inhame

De acordo com o livro do Incaper “Taro (inhame): boas práticas de colheita e de pós-colheita”, o inhame apresenta outras pragas e doenças. Com a expansão das áreas de plantio do o tubérculo no Espírito Santo, conforme cita a publicação, foi observada uma maior incidência de diversas pragas e doenças, causando prejuízos econômicos à cultura, a exemplo do “mofofo” e da “roseliniose”.

Saiba mais sobre a cultura do inhame acessando o livro na Biblioteca Rui Tendinha do Incaper.

Fonte: Incaper

Veja também

joyce desaparece

Jovem desaparece em Domingos Martins e família faz apelo por informações

rogerinho do cavaco

Carnaval 2025 em Marechal Floriano começa com esquenta em fevereiro

PM prende entorpecentes

Polícia Militar apreendeu mais de cinco mil entorpecentes em Marechal Floriano e Domingos Martins em um ano

ponte interditada

Ponte na BR-262 é interditada para carretas acima de 57 toneladas

alfredo chaves decreto

Alfredo Chaves publica decreto para organização administrativa e financeira

aeroporto em cachoeiro

Governo do Estado dá início às obras do Aeroporto de Cachoeiro

beija flores

Ciência e natureza: dispositivo monitora hábitos dos beija-flores

deslizamento

Deslizamento de terra afeta estrada em Marechal Floriano