Estudantes participam de projeto que premia a preservação do meio ambiente

Publicado em 13/10/2018 às 12:57

Compartilhe

Trabalhar a preservação do meio ambiente de uma forma diferente e com a participação das crianças, essa é a ideia praticada na EEEF Liberal Zandonadi, de Venda Nova do Imigrante, com o Projeto 4L – Liberal, Libera o Lixo Legal. A iniciativa, que vem sendo desenvolvida com os alunos da instituição e suas famílias, foi criada em 2008.

O projeto, que conta com a participação da grande maioria dos 721 alunos da instituição, de 30 turmas das séries iniciais ao Ensino Fundamental, funciona da seguinte maneira: as crianças realizam a coleta de materiais de alumínio e plástico nos bairros onde moram e todas as quartas-feiras entregam esses resíduos para um funcionário responsável, que fica num espaço dentro da escola.

Estudantes participam de projeto que premia a preservaCAo do meio ambiente 03O funcionário também entrega para o aluno um comprovante, com a quantidade de materiais coletados, que deverá ser entregue ao professor da turma em que essa criança estuda, além de ser contabilizado na planilha de controle, que cada aluno possui.

Após reunir os materiais, eles são recolhidos por uma equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente, e são destinados a Associação dos Catadores de Venda Nova do Imigrante (ASCAVENI). Esse transporte também é acompanhado pelos alunos, que conferem de perto onde é recolhido todo tipo de resíduo. O material que não é selecionado é despejado em caminhões próprios para ser levado para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

PREMIAÇÃO – Na contagem que vai para a planilha de cada aluno, materiais de alumínio valem três pontos e os demais, um ponto. A cada 100 pontos o aluno recebe um cupom para concorrer ao sorteio de uma bicicleta no final do projeto, e a cada 1.000 pontos o aluno recebe um cupom para concorrer ao sorteio de um tablet, também no encerramento da iniciativa.

Estudantes participam de projeto que premia a preservaCAo do meio ambiente 04

De acordo com a diretora da instituição, Solimar Giestas Paiva Lopes, a iniciativa vai muito além de estimular os alunos a preservar o meio ambiente em troca de prêmios. “A importância educativa e social desse projeto aumenta na medida da conscientização individual e coletiva da comunidade, ao mostrar que todos são produtores de resíduos e, portanto, todos devem ser participantes ativos no processo de buscar melhores alternativas para seu destino final. Assim sendo, as soluções também pertencem a todos, individual e coletivamente”, destaca Solimar.

Ela também lembra que o projeto é só o início de um trabalho que pode ser externado para as outras instituições escolares do município. “Os problemas ainda não estão resolvidos, pois se estima que mais de 50% dos materiais potencialmente recicláveis das famílias ainda são descartados junto ao lixo da coleta convencional. Entretanto,temos visto um aumento na participação da comunidade em relação à problemática dos resíduos, o que nos faz acreditar que esse projeto merece ser avaliado e implementado nas demais instituições de ensino do município”, destacou a diretora.

No mês de setembro, o projeto também foi inscrito na 12ª edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação, na categoria Gestor Escolar, com a temática Gestão Pedagógica. A premiação é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

A direção da escola ainda não tem uma projeção da quantidade de materiais que a instituição pretende recolher por meio do projeto, mas confirma que as premiações dos alunos acontecerão no próximo mês de novembro.

Aluno conta com a ajuda de comunidade para recolher materiais

Estudantes participam de projeto que premia a preservaCAo do meio ambiente 01Um dos participantes do projeto, que literalmente arregaçou as mangas, é o aluno Nycolas Canal, do 1º ano do Ensino Fundamental da instituição. Morador da localidade de Pedra Azul, em Domingos Martins, ele vem contando com o apoio dos pais – Sandra Canal e Naudimar Fernando Tenis, e de toda a comunidade na hora de fazer a coleta dos materiais.

Quem conta um pouco sobre o empenho do menino é a sua mãe, a professora Sandra Canal.“O Nycolas está muito empolgado, aonde a gente vai e ele vê uma latinha ele já sai carregando. No início, quando ele via uma latinha, ele tinha vergonha de pega-lá. Aí eu fui conversando e explicando para ele que não devemos ter vergonha de estar limpando o meio ambiente. Hoje, ele já perdeu essa vergonha e em qualquer lugar que ele estiver, se ele vê uma latinha ou embalagem plástica, ele já vai pegando”, explica a mãe de Nycolas

Estudantes participam de projeto que premia a preservaCAo do meio ambiente 02Sandra lembra que no último mês de julho Nycolas completou sete anos de idade e ela realizou uma festa atendendo a um pedido muito diferente do menino. “Ele me pediu uma festinha de aniversário e como presentes ele queria que os convidados doassem embalagens plásticas e de alumínio”, conta a professora.

Ela também ressalta que o apoio da comunidade vem sendo muito importante para Nycolas, que já ultrapassou os 47 mil pontos no projeto. “Aqui em Pedra Azul, a gente conseguiu criar num supermercado um ponto de coleta. As pessoas deixam os materiais neste local e a equipe do supermercado guarda para nós. Fora isso, em vários outros estabelecimentos e algumas casas as pessoas estão juntando e quando já tem uma boa quantidade nos ligam para recolhermos”, ressalta Sandra.

Nycolas também contou com o apoio da Associação Festa do Morango (Afemor), que organiza da Festa do Morango de Pedra Azul. Durante o festival, no último mês de agosto, ele e sua família recolheram oito mil latas e 3.500 materiais plásticos.

 

Veja também

brasil-02-05-Reproducao-redes-sociais

Barragem se rompe no Rio grande do Sul e governo fala em “situação gravíssima”

esporte-02-05-div-gov-es

Capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

geral-02-05-ft-gov-es-professora

Ex-alunos da Rede Estadual se tornam professores diante das oportunidades geradas pela Educação capixaba

agro-02-05-ft-freepik

Decreto define prazos e obrigatoriedade ao produtor rural na emissão de Nota Fiscal

mundo-02-05-ft-AFP

Acusado de matar adolescente com espada tem nacionalidade brasileira

brasil-02-05-ft-div-chuva-RS

Rio Grande do Sul confirma 13 mortes e 21 desaparecidos até o momento

saude-02-05-ft-freepik

Hipertensão infantil: um mal silencioso

alfredo-chaves

Mais de 100 pilotos disputam campeonato de voo livre em Alfredo Chaves