Estudantes de Alegre participam de projeto sobre a colonização da Vila do Café

Publicado em 06/12/2022 às 11:02

Compartilhe

Estudantes-de-Alegre-participam-de-projeto-sobre-a-colonizacao-da-Vila-do-Cafe

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, localizada no município de Alegre, trabalhou com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, atividades com o tema “História e memória da Vila do Café”.

Entre os objetivos da ação estavam: Analisar a relação entre história e memória na construção da história local; Descrever o processo de colonização da Vila do Café; Pesquisar sobre o desenvolvimento político e econômico em épocas distintas; e Desenvolver o espírito crítico e reflexivo dos alunos.

Os estudantes conheceram a história da colonização e fundação da cidade de Alegre, com base em fontes históricas, visuais, orais e escritas. Eles confeccionaram jornais de forma colaborativa, com o auxílio do aplicativo Canva, uma ferramenta que aproxima os jovens estudantes da realidade informacional e tecnológica.

Os alunos também pesquisaram com moradores e alunos da comunidade, procurando investigar se eles sabiam por que a Vila do Café recebia esse nome e constaram que 90% dos entrevistados não conheciam a história, ou conheciam de forma parcial. “Dessa forma, começamos a estudar a história da Vila do Café, a fim de valorizar a cultura, despertar o sentimento de identidade e pertencimento, investigando a colonização, origem, aspectos naturais, a educação, os primeiros moradores da vila e a construção da primeira rodovia, que liga a cidade de Alegre até a Vila do Café”, explicou o professor de História, Ronilson Oliveira Paulino.

Durante o projeto, os alunos produziram um material resumido em forma de um mini e-book sobre a história e memória da comunidade. Foi realizada ainda uma sala temática, onde os estudantes expuseram os trabalhos desenvolvidos

“O momento foi enriquecedor, pois permitiu que conhecêssemos sobre a nossa comunidade. Apesar de morar muito tempo aqui, sempre soube da história de forma distorcida. Espero contribuir com a minha comunidade, na valorização da sua história, que é rica e bonita. Cabe a nós, jovens, termos esse compromisso”, disse o aluno Walace Ferreira Barbosa.

Fonte: Governo do Espírito Santo

Veja também

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

fungo-controlador

Estudo explica como um fungo pode controlar a principal praga que afeta o cultivo de milho

aedes-aegypti

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

saude-23-02-PMDM

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

O poder da comunicação ao promover a inclusão social