Espírito Santo anuncia voo experimental entre Buenos Aires e Vitória durante feira de turismo na Argentina
Publicado em 24/09/2026 às 07:09
Praia da Guarderia, em Vitória/ Fotos: Sebrae/ES
O Espírito Santo dará um novo passo na estratégia de internacionalização do turismo capixaba com o lançamento de um voo experimental ligando Buenos Aires, na Argentina, a Vitória. O anúncio oficial será realizado na segunda-feira (28), às 15h30, no estande da Embratur na Feria Internacional de Turismo de América Latina (FIT 2026), no complexo La Rural, na capital argentina.
A iniciativa é promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/ES), em parceria com o Sebrae/ES, Conselho Estadual de Turismo do Espírito Santo (Contures), CET/Fecomércio e Embratur. O voo integra o Projeto de Internacionalização do destino Espírito Santo, que prevê uma série de ações promocionais e comerciais no mercado argentino ao longo do segundo semestre.
Segundo os organizadores, a participação na FIT 2026 tem como objetivo apresentar o Espírito Santo ao mercado argentino, ampliar o relacionamento com empresas do setor e estimular a comercialização de pacotes turísticos para o Estado.

Estratégia de promoção
Durante a feira, o Espírito Santo terá um espaço próprio para apresentar seus atrativos ao público e ao mercado turístico. Entre as ações estão degustações de cafés especiais produzidos no Estado e a distribuição de materiais promocionais sobre praias, hotelaria e outros segmentos turísticos capixabas.
O Estado também contará com uma mesa fixa de atendimento institucional e comercial no estande da Embratur, onde serão realizadas reuniões com representantes do setor.
No dia 27, a programação será direcionada ao público consumidor, com uma Master Class e Cooking Show sobre cafés especiais. A atividade pretende conectar as regiões produtoras de café a experiências e roteiros turísticos, além da exibição do vídeo institucional “Sol & Praia”.
Já no dia 28, com foco no público profissional, será realizado o anúncio do voo experimental entre Buenos Aires e Vitória.
Espírito Santo terá semana de promoção na Argentina
A estratégia de divulgação terá continuidade entre os dias 17 e 24 de outubro, com a realização da Semana do Espírito Santo na Argentina. A programação será voltada tanto ao público consumidor quanto a agências e operadoras de viagens.
Durante o período, estão previstas ações no Shopping Palermo, em Buenos Aires, além de roadshows nas cidades de Córdoba e Rosário. A programação também busca aproximar empresas capixabas e argentinas, em uma articulação realizada em conjunto com a Fecomércio-ES.
A proposta é combinar ações de divulgação do destino com a construção de novas parcerias comerciais, ampliando a presença do Espírito Santo no mercado internacional.
Voo direto amplia acesso ao litoral capixaba
A possibilidade de uma ligação aérea direta entre Buenos Aires e Vitória pretende oferecer aos turistas argentinos uma nova alternativa de acesso ao Sudeste brasileiro, sem a necessidade de conexões em grandes aeroportos.
O Espírito Santo busca se posicionar no mercado argentino como um destino que reúne praias, natureza, gastronomia, cultura e experiências que integram litoral e montanha. Entre os diferenciais apresentados na estratégia de promoção está a possibilidade de combinar destinos como Guarapari e Domingos Martins/Pedra Azul em deslocamentos de aproximadamente 90 minutos.
A proposta também é apresentar o Estado como uma opção menos massificada dentro do turismo brasileiro, com foco em experiências de natureza, gastronomia e cultura.
Argentina é principal mercado emissor
A escolha da Argentina para iniciar a estratégia de internacionalização está relacionada ao peso do país no turismo brasileiro. Segundo os dados apresentados pelos organizadores, mais de 3,3 milhões de argentinos entram no Brasil anualmente, colocando o país entre os principais mercados emissores de turistas para o território brasileiro.
O perfil de viagem dos argentinos também apresenta afinidade com os principais produtos turísticos oferecidos pelo Espírito Santo, especialmente praia e mar.
A iniciativa está alinhada ao Plano de Marketing Turístico do Espírito Santo 2026–2030 e ao Plano Brasis, da Embratur. A estratégia pretende ampliar a divulgação do destino, fortalecer relações com o trade turístico internacional e criar novas oportunidades de comercialização para o mercado capixaba.
O lançamento do voo experimental é apresentado como uma das principais ações dessa estratégia, com a expectativa de fortalecer a conectividade entre a Argentina e o Espírito Santo e ampliar a presença do destino capixaba no turismo internacional.
Fonte: P6 Comunicação