Erva-mate de Machadinho recebe Indicação Geográfica

Publicado em 10/02/2025 às 09:40

Compartilhe

2603

Foto: Freepik

A erva-mate produzida na região de Machadinho, no Rio Grande do Sul, recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse selo de qualidade abrange as variedades Chimarrão, Tereré e Chá Mate Tostado, fabricadas tanto por métodos industriais quanto pelo tradicional processo artesanal barbaquá.

A área de produção da erva-mate reconhecida como IG engloba 10 municípios em um território contínuo de 2.716.868 km²: Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.

Essa conquista é resultado do trabalho da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), que solicitou o registro com o apoio do Sebrae. Segundo Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae Nacional, a IG valoriza os pequenos produtores que preservam as boas práticas, a cultura e a tradição da erva-mate da região.

“Ao comprar produtos com IG, o consumidor tem a garantia da qualidade, da origem e da reputação. Diferenciais que agregam valor e aumentam a competividade desses pequenos negócios rurais”, disse.

Com esse reconhecimento, o Brasil agora conta com 128 Indicações Geográficas, sendo esta a terceira voltada para a erva-mate, ao lado das regiões de São Matheus (PR) e Planalto Norte Catarinense (SC).

Indicações Geográficas e o apoio do Sebrae

O Sebrae Origens atua na valorização de territórios reconhecidos pela excelência de seus produtos e serviços, promovendo o registro de Indicação Geográfica (IG) junto ao INPI. Essa certificação contribui para a preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Além de agregar valor aos produtos tradicionais, a IG protege a identidade das regiões produtoras, destacando sua herança histórico-cultural única. Saiba mais sobre esse trabalho na página do Sebrae Origens.

Texto: Cibele Maciel/Sebrae

Veja também

capa

Noite de bênção e esperança: casais se reúnem na Festa da Penha 2025

FOTO ONU - 1

Colunista do portal Montanhas Capixabas representa o Brasil em evento na ONU sobre pessoas com síndrome de Down

corpo_48483_ToninhodaEmaterLucasSCosta-1

Circuito do Chapéu em Domingos Martins pode se tornar rota turística estadual com projeto de lei

Feijao-e-arroz-irregular

Mais de 30 toneladas de arroz e feijão são apreendidas por inconsistência no tipo informado

capa-coluna-vida-saudavel-4-768x427

Médica capixaba esclarece boatos das redes sociais

Imagem do WhatsApp de 2025-04-21 à(s) 11.59.20_2b7a0b66

Desafio da natureza urbana 2025: Santa Teresa é o único município capixaba que participa do maior evento de ciência cidadã do mundo

WhatsApp Image 2025-04-17 at 14.38.46

Espírito Santo sedia 3º festival brasileiro da pimenta-rosa em maio

laboratorios moveis

Oito escolas de Alfredo Chaves vão receber laboratórios móveis de informática