Empreendedores apostam nas melhores técnicas para aumentar vendas online
Publicado em 07/01/2020 às 17:08
As lojas online são cada vez mais promissoras, com o aumento visível no número de pessoas que optam, hoje, por comprar no mundo digital. Os empreendedores, cientes desta nova realidade, aproveitam a sua experiência em e-commerce e seguem as melhores estratégias para o sucesso, optando pelas melhores técnicas para aumentar as vendas online. Saiba quais são estas técnicas.
O mundo tornou-se mais digital e, com o aumento inegável das plataformas tecnológicas, cada vez mais empreendedores encontraram na web o local ideal para se lançarem na aventura do e-commerce. Cada vez mais lojas online podem ser encontradas. Estima-se, na verdade, que o ano de 2018 tenha, por si só, correspondido a um aumento na ordem dos 23% quanto ao número destas lojas digitais.
Se, por um lado, isto é indicador de que o online é a plataforma ideal para se desenvolverem novas formas de trabalho, por outro traz novas dificuldades, criando um mercado mais saturado e de mais difícil penetração.
Segundo dados que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) emitiu em 2018, apesar do grande aumento no número de lojas online brasileiras, apenas 40% consegue sobreviver por mais do que 12 meses e apenas 20% o faz por mais do que 18 meses. Estes números indicam, pois, as grandes dificuldades vividas pelo setor, tornando imprescindível o olhar sobre as melhores estratégias que possam servir de alicerce para o sucesso efetivo na área comercial online.
Neste cenário, as melhores técnicas para aumentar vendas online tornam-se mais importantes do que nunca e, bebendo do conhecimento de quem explora a área e a conhece tornam-se, assim, mais fundamentais do que nunca. Neste sentido, vale a pena perceber quais são os melhores métodos, os melhores parceiros, as melhores dicas e as fórmulas do sucesso das vendas online no século XXI. Venha conhecê-las.
Estruture o negócio de forma sólida
O investimento inicial pode já não ser um problema para quem quer estruturar, de forma sólida e viável, o seu negócio.
No caso de estar a começar do zero num negócio de e-commerce, uma boa opção é escolher métodos como o Dropshipping, que o ajudam a gerir melhor o seu tempo, por libertarem de preocupações relativas a investimento inicial, stock, armazenamento e também outras questões logísticas, como o embalamento ou o envio das encomendas.
Aqui, o mais importante é escolher um parceiro à altura do seu negócio como, por exemplo, o Oberlo.
Crie conteúdos de qualidade
Os clientes valorizam o conteúdo dos sites e, por isso, adotar as estratégias de e-marketing e de marketing de conteúdos pode ser muito útil para que os resultados que deseja se transfigurem em realidade.
A linguagem que utiliza, bem como a correção gramatical e ortográfica aliam-se a aspectos como os conteúdos visuais apelativos e ajudam a destacar o seu negócio.
Aposte em promoção
Por mais que possa parecer que a publicidade é desnecessária, a verdade é que, nos nossos dias, perante a saturação do mercado, esta pode ser fundamental para garantir a colocação do seu negócio nas bocas do mundo.
Use os anúncios das mídias sociais ou da Google ou arranje parceiros na área do marketing de afiliados.
Aposte nas vendas cruzadas
Cruzar vendas é uma técnica de marketing muito usada, onde o site está preparado para propor ao cliente, com base nas suas pesquisas, outras compras relacionadas com estas. Adaptado a cada cliente, este método ajuda a criar a sensação de atendimento personalizado e gera um maior número de vendas.
Aposte na componente visual
A parte visual de uma loja online interessa por inúmeras razões. Para começar, o cliente valoriza sites visualmente apelativos e nos quais se nota o cuidado com o design.
Além disto, é também valorizada a adaptação visual dos sites aos celulares, para que o acesso seja mais simples e imediato.
Por fim, este design deve garantir um uso mais simples e intuitivo das plataformas. Apesar de apelativo, é importante ainda que o site seja rápido, estimando-se que 40% das pessoas não aguarda mais do que 3 segundos pelo carregamento de um site.
Estipule as normas e explicite-as
Os Termos e Condições dos sites são conhecidos como “a parte que ninguém lê”. Mesmo assim, enquanto empreendedor é muito importante que crie estes termos e que estes sejam acessíveis, bem construídos, diretos e transparentes.
Principalmente nos aspectos relacionados com métodos de pagamento, formas e custo do envio, trocas e devoluções. Uma informação detalhada pode ajudar a construir uma relação de confiança com o público-alvo.
Crie uma via de contato
Os clientes valorizam as plataformas de comunicação e, por isso mesmo, é importante que qualquer loja online possa, com facilidade, manter o contato com os clientes.
Seja através de chat, telefone ou de e-mail, o contato é fundamental para estabelecer sentimentos positivos no cliente e melhorar a sua experiência de consumo.