É preciso ter visto para fazer um cruzeiro?

Publicado em 25/03/2024 às 15:37

Compartilhe

mat-paga-25-03-brasil

Foto: Freepik

Confira quais documentos são exigidos em viagens de cruzeiro nacional e internacional

Fazer um cruzeiro é uma das melhores experiências para se ter ao longo da vida. Esse é o sonho de consumo de muitos brasileiros, principalmente quando falamos em cruzeiros internacionais. Mas, para conseguir fazer a viagem de cruzeiro sem preocupações, é importante entender tudo o que você precisa.

Para isso, é fundamental contratar o melhor seguro-viagem, fazer o planejamento financeiro, reservar os dias para fazer a viagem e estar com todos os documentos necessários para não ter problemas em um cruzeiro internacional.

Uma das principais dúvidas de pessoas que desejam fazer viagens internacionais de cruzeiro é se é preciso ter visto ou passaporte. Aqui vamos explicar como esses processos funcionam e quais documentos são exigidos para viajar para diferentes destinos.

Quais são os documentos que preciso para fazer um cruzeiro?

Vamos começar pelo básico. A princípio, o viajante precisa apresentar um documento de identificação para fazer um cruzeiro nacional ou internacional. Para isso, é possível apresentar pelo menos um dos documentos abaixo:

  • RG (carteira de identidade)
  • CNH física ou digital (carteira nacional de habilitação)
  • Passaporte nacional com 6 meses de validade

Como podemos perceber, para fazer um cruzeiro nacional você não precisa apresentar um passaporte, já que pode apresentar sua CNH ou RG como documento de identificação.

Em cruzeiros internacionais preciso de visto ou passaporte?

Falando em cruzeiros internacionais, se a viagem tiver paradas fora do país, você precisará apresentar um passaporte válido para entrar nos outros países. O passaporte é pedido em praticamente todos os países, menos na Argentina e no Uruguai, que aceitam a apresentação do RG.

Outro ponto importante é que o passaporte precisa ter, pelo menos, seis meses de validade a partir da data de retorno ao Brasil. Por isso, quando for fazer um cruzeiro internacional, verifique a validade do seu passaporte.

Em relação ao visto, podemos dizer que depende do destino do cruzeiro. A maioria dos países não cobra visto de viajantes de cruzeiros internacionais. Ainda assim, há países bastante procurados que exigem a apresentação do documento, como os Estados Unidos e o Canadá.

Quais países exigem visto de entrada?

Existem alguns países que cobram a apresentação do visto, inclusive de vistos especiais para entrar no país durante a parada dos cruzeiros. Confira abaixo quais são eles:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Cuba
  • Catar e demais países do Oriente Médio
  • Porto Rico
  • Austrália
  • China
  • Japão
  • Ilhas Virgens Americanas

Qual tipo de visto preciso ter para fazer um cruzeiro internacional?

Além do visto convencional, alguns países pedem um visto especial para viajantes de cruzeiros. Esse visto é o eTA (Eletronic Travel Authorization), que significa Autorização Eletrônica de Viagem. Esse documento pode ser solicitado pela internet no site da embaixada do país de destino da sua viagem.

O único país que exige a apresentação do visto tradicional de turismo para viajantes de cruzeiros é o Canadá. Por isso, se o seu cruzeiro passar pelo Canadá, verifique como tirar o visto de turismo para não ser impedido de desembarcar na parada e conhecer um pouco do país.

Preciso de outros documentos para fazer um cruzeiro internacional?

Além de RG/CNH, passaporte e visto, há alguns outros documentos que podem ser cobrados dependendo do país. Muitos países cobram, por exemplo, o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia), documento que comprova que o viajante está vacinado contra febre amarela.

Outro documento bastante cobrado é a apólice do seguro-viagem. Países da Europa e Cuba cobram que o viajante apresente o seguro para cobrir possíveis despesas médicas ao visitar o país durante a parada do cruzeiro. O ideal nesses casos é contratar um seguro específico para viagens de cruzeiro.

Bom, agora você já sabe tudo o que precisa ter em mãos para viajar de cruzeiro pelo Brasil e pelo mundo. Mas, de toda forma, sempre que for fechar a sua viagem, confira todos os documentos exigidos e se organize para não ter problemas no embarque ou desembarque em alguns países.

Veja também

mundo-24-04-ft-JIM-WATSON

EUA promete enviar ajuda militar à Ucrânia nas próximas horas

politica-24-04-freepik-arma

Projeto quer estabelecer multa para crimes com arma de fogo

agro-24-04-ft-Arquivo-Paulo-Cordeiro

Agricultores familiares acessam políticas públicas de comercialização e melhoram renda com apoio do Incaper

geral-24-04-ft-div

Projeto Jovem Perito da Polícia Científica está com agenda de 2024 aberta

saude-24-04-ft-freepik

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

geral-23-04-Foto-Osvaldo-Paula-Galote-Junior

Dia Mundial do Livro: leitura transformou a vida de um jovem em Domingos Martins

geral-23-04-ft-div

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas

geral-23-04-ft-div-gov-es

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza