Curso de cirurgia por vídeo inédito no Estado é oferecido no hospital de Domingos Martins

Publicado em 23/12/2016 às 17:06

Compartilhe

Médicos e estudantes de medicina participaram de um treinamento que utilizou equipamentos inéditos no Estado. A primeira etapa do Curso de Introdução à Cirurgia Videolaparoscópica foi realizada no Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Campinho, sede de Domingos Martins.

treinamento no hospital 3O primeiro módulo do treinamento ocorreu no último sábado (17), sob a coordenação do cirurgião José Rogério Mendes Gloria. Na ocasião, os profissionais e estudantes tiveram o primeiro contato com os aparelhos que permitem realizar cirurgias por meio de vídeo.

O curso é patrocinado pela Angiosuture e pela americana MSH, localizada na Florida (EUA), sem ônus para os participantes. O diretor clínico do hospital, Carlos Roberto Guerra Freitas, comentou que esse treinamento é de grande importância para a formação dos estudantes de medicina.

“Além de dois médicos, temos 17 estudantes da UVV, que é parceira do nosso hospital, participando do curso. O objetivo é estimular esses alunos que queiram seguir o ramo de cirurgia. Com essa técnica o tempo de internação é reduzido, assim como o risco de infecção. A cirurgia por vídeo é uma tendência para o futuro. Queremos qualificar esse campo para que possamos aproveitar esses profissionais capacitados”, destacou Guerra.

treinamento no hospital 1O médico José Rogério Mendes Glória, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica, que coordenou o primeiro treinamento, informou que a intenção é promover o conhecimento da especialidade de cirurgia videolaparoscópica aos alunos que estão em fase de formação.

“Quando esses estudantes chegarem ao mercado de trabalho, a curva de aprendizagem, onde pode ocorrer algum erro, diminui bastante, pois eles vão aprender aqui. Nesse primeiro módulo eles estão tendo contato com a pinça de vídeo. A dificuldade é muito grande nesse primeiro contato”, explicou.

Segundo ele, no próximo módulo serão realizadas pequenas cirurgias. No último módulo os estudantes farão cirurgias em animais, para por em prática o que aprenderam. No total, serão 50 horas de curso, entre aulas práticas e teóricas.

“Essa turma que está participando desse curso sempre estará à frente na profissão, pois eles estão aprendendo antes de entrar no mercado de trabalho. Esse é o mesmo curso que ensinamos nos Estados Unidos. Alguns materiais que eles estão tendo contato hoje são inéditos no Estado. Essa é a cirurgia do futuro, devido aos inúmeros benefícios com relações a outras técnicas tradicionais”, enfatizou.

Veja também

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 07.52.38_1c202290

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil

politica-06-08-ft-Julio-Huber-Pedra-Azul-1024x683

Pesquisa da Setur vai identificar perfil do turista que visita Espírito Santo no Inverno 2025

_d6a8561

COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados

raf02773

Produtores brasileiros já sentem impactos da tarifa imposta pelos EUA

inteligencia artificial-freepik

Como reconhecer um texto criado por inteligência artificial