Curso de cirurgia por vídeo inédito no Estado é oferecido no hospital de Domingos Martins

Publicado em 23/12/2016 às 17:06

Compartilhe

Médicos e estudantes de medicina participaram de um treinamento que utilizou equipamentos inéditos no Estado. A primeira etapa do Curso de Introdução à Cirurgia Videolaparoscópica foi realizada no Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Campinho, sede de Domingos Martins.

treinamento no hospital 3O primeiro módulo do treinamento ocorreu no último sábado (17), sob a coordenação do cirurgião José Rogério Mendes Gloria. Na ocasião, os profissionais e estudantes tiveram o primeiro contato com os aparelhos que permitem realizar cirurgias por meio de vídeo.

O curso é patrocinado pela Angiosuture e pela americana MSH, localizada na Florida (EUA), sem ônus para os participantes. O diretor clínico do hospital, Carlos Roberto Guerra Freitas, comentou que esse treinamento é de grande importância para a formação dos estudantes de medicina.

“Além de dois médicos, temos 17 estudantes da UVV, que é parceira do nosso hospital, participando do curso. O objetivo é estimular esses alunos que queiram seguir o ramo de cirurgia. Com essa técnica o tempo de internação é reduzido, assim como o risco de infecção. A cirurgia por vídeo é uma tendência para o futuro. Queremos qualificar esse campo para que possamos aproveitar esses profissionais capacitados”, destacou Guerra.

treinamento no hospital 1O médico José Rogério Mendes Glória, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica, que coordenou o primeiro treinamento, informou que a intenção é promover o conhecimento da especialidade de cirurgia videolaparoscópica aos alunos que estão em fase de formação.

“Quando esses estudantes chegarem ao mercado de trabalho, a curva de aprendizagem, onde pode ocorrer algum erro, diminui bastante, pois eles vão aprender aqui. Nesse primeiro módulo eles estão tendo contato com a pinça de vídeo. A dificuldade é muito grande nesse primeiro contato”, explicou.

Segundo ele, no próximo módulo serão realizadas pequenas cirurgias. No último módulo os estudantes farão cirurgias em animais, para por em prática o que aprenderam. No total, serão 50 horas de curso, entre aulas práticas e teóricas.

“Essa turma que está participando desse curso sempre estará à frente na profissão, pois eles estão aprendendo antes de entrar no mercado de trabalho. Esse é o mesmo curso que ensinamos nos Estados Unidos. Alguns materiais que eles estão tendo contato hoje são inéditos no Estado. Essa é a cirurgia do futuro, devido aos inúmeros benefícios com relações a outras técnicas tradicionais”, enfatizou.

Veja também

mat-paga-29-04-freepik

GR8 Tech participa de evento de apostas em São Paulo

geral-29-04-ft-arquivo-sejus

Saúde debate fechamento de “manicômio judicial” do Espírito Santo

geral-29-04-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

geral-29-04-freepik

MEI deve se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista até o dia 1º de maio

agro-29-04-fot-div-Rev.-Negocio-Rural

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

saude-29-04-Jose-Cruz-Agencia-Brasil

Quem tem papilomatose respiratória recorrente entra em grupo prioritário para vacina do HPV

agro-29-04-Foto-Cadu-Gomes-VPR

BNDES lança na Agrishow linha de crédito rural própria ao agronegócio

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo