Construção de usina que pode parar internet no Brasil é autorizada

Publicado em 20/12/2023 às 16:29

Compartilhe

brasil-20-12-portal-ig

A Superintendência do Patrimônio da União no Ceará deu o aval para a construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza. O projeto, que visa criar uma solução a longo prazo para tornar a água do mar potável durante períodos de seca, recebeu um parecer favorável da Companhia de Água e Esgoto do Ceará.

O parecer positivo destaca que o projeto atende às especificações necessárias de distanciamento de cabos, após o afastamento das tubulações.

Com essa aprovação, o próximo passo é o requerimento da emissão da Licença de Instalação da planta para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente. A previsão é de que a construção da usina tenha início até março de 2024.

No entanto, a Anatel manteve sua oposição ao projeto, recomendando que a usina fosse construída em outro local. A preocupação principal é o risco de impacto nos cabos submarinos que conectam o Brasil a outros países, causando potencialmente um apagão digital.

Empresas de telecomunicação expressaram temores de que a proximidade da usina com os cabos submarinos essenciais para a conectividade do país possa resultar em interrupções no serviço.

Por outro lado, a Cagece afirma que as infraestruturas da usina não apresentam riscos para o funcionamento dos cabos submarinos, respaldando sua posição com estudos técnicos.

Apesar das divergências, a Cagece mantém o cronograma de construção da usina de dessalinização, prevendo o início das obras para julho de 2024, após a emissão da licença de instalação.

A Praia do Futuro, local escolhido para a construção, é reconhecida como um hub da internet no Brasil, recebendo 17 cabos submarinos que conectam o país à Europa e são responsáveis por 99% do tráfego de dados.

Fonte/ Foto: Portal IG

Veja também

mundo-15-04-Reproducao-Ansa

Série de terremotos provoca pânico no sul da Itália

geral-15-04-ft-GOV-FAB

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

geral-15-04-ft-reproducao

Inmet emite alerta de ciclone extratropical e chuva intensa no sul do Brasil

geral-15-04-ft-Agencia-Brasil

Terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep é pago nesta segunda-feira

agro-15-04-Tatiana-Caus-Incaper

Jardim Clonal Superadensado de Marilândia é exemplo de como plantar mais em espaço reduzido

chagas

Brasil investe em pesquisa e luta pela sua eliminação como problema de saúde pública

futebol-nas-montanhas

Hoje a bola rola para 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Masculino nas montanhas

cafe

No Dia Mundial do Café, conheça curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo