Como fazer um logotipo?

Publicado em 15/12/2022 às 08:54

Compartilhe

Como-fazer-um-logotipo-1

Ter um logotipo reconhecível é a marca registrada da empresa pela qual as pessoas o conhecem. Você pode desenhá-lo você mesmo, pode solicitar o desenvolvimento a um designer, ou pode usar um dos serviços especiais online que serão discutidos neste artigo.

O que é logotipo?

O logotipo é considerado um dos elementos mais importantes da identidade corporativa. Ele forma uma imagem de marca reconhecível, facilita a escolha dos produtos pelos clientes e desempenha um papel importante na comunicação. A necessidade de desenvolver um logotipo é um fato que não vem sendo discutido há muito tempo.

Como fazer um logotipo online?

Literalmente há dez ou quinze anos, uma pessoa que decidiu desenhar um logotipo por conta própria não tinha outra opção a não ser pegar um lápis e papel. Mas agora todo o processo é muito mais fácil. Há muitos serviços online versáteis que compreendem uma ampla gama de instrumentos para criar um logotipo online.

Algumas dicas para aqueles que decidem desenhar seu próprio logotipo

Qual deve ser o logotipo? Simples, único, reconhecível, memorável. E deve ser apreciado não apenas pelo desenvolvedor, mas também pelo público alvo. Para criar tal logotipo:

Familiarizar-se com os fundamentos da psicologia da percepção de cores e formas; usar referências – elas ajudam a formar os requisitos para seu logotipo; aprenda com exemplos de bons logotipos, mas não os copie; conduzir uma pesquisa nas redes sociais para descobrir as preferências do público-alvo; tente manter-se dentro das tendências da categoria, mas ao mesmo tempo seja único; não sobrecarregue o logotipo com muitos detalhes – eles prejudicam a memorabilidade e tornam o logotipo pouco escalável.

Em conclusão. Pegar um modelo e modificá-lo ligeiramente não significa desenhar um logotipo. É importante entender que o logotipo gerado é uma solução temporária e a alteração da marca certamente será necessária no futuro. Se você quiser adiar este momento o máximo possível, use os serviços do serviço online Turbologo.

Fabricantes de logomarcas online

Usando um deles, você pode desenhar sua própria marca. Para isso, os designers oferecem um extenso conjunto de ferramentas, ícones prontos para uso e outros elementos. Combinando-os de uma forma ou de outra, você mesmo pode criar um logotipo a partir do zero nos fabricantes de logotipos como Logotypemaker, Looka, etc.

Prós: na grande maioria dos casos, o desenvolvimento de um logotipo em um designer on-line não requer habilidades avançadas de design ou a capacidade de trabalhar com ferramentas específicas.

Canva

Canva é um editor de logotipos online gratuito que permite criar logotipos a partir do zero ou usar modelos prontos, adequados tanto para profissionais quanto para iniciantes neste negócio. O serviço tem uma grande biblioteca de vários elementos (adesivos, formas, linhas, imagens), fontes, incluindo os de língua russa, layouts e modelos.  O registro é necessário para criar um projeto. É possível fazer não apenas logotipos, mas também vários banners, cartões postais, cartões de visita, assim como editar vídeos recentemente. A versão gratuita é suficiente para um trabalho confortável, é mais provável que uma assinatura seja necessário para grandes empresas ou para aqueles que criam projetos profissionalmente.

Geradores de logotipos para marcas ou produtos. 

Os geradores se assemelham a um construtor com funcionalidade reduzida. Como regra, eles se oferecem para designar o campo de atividade e o nome da empresa. Depois disso, resta apenas clicar no botão e obter um certo número de logotipos gerados automaticamente. O logotipo que você gosta pode ser ligeiramente modificado manualmente, mas a escolha de ferramentas é normalmente limitada.

Exemplos de geradores: Turbologo, Logoshi.

Vantagens: preço relativamente baixo. Além disso, há geradores de logotipos gratuitos para as empresas. O processo mais simples.

Conclusão

O logotipo é o elemento central da identidade corporativa da empresa e a base sobre a qual a própria marca é construída. O logotipo perfeito não envelhece, ele é para sempre.

Descarte opções excessivamente decoradas. O design deve ser moderadamente contido, mas interessante e memorável. O mais importante é manter a qualidade dos serviços de sua marca para que os consumidores possam ter confiança em sua marca.

Veja também

geral-24-06-ft-Divulgacao-Ibama

Servidores federais ambientais iniciam greve

cultura-24-06-ft-Cicecro-italemanha

Preparativos para a Italemanha em ritmo acelerado em Marechal Floriano

geral-24-06-ft-div-gov-es

Recurso emergencial chega a empresas afetadas pelas chuvas no Espírito Santo

brasil-24-06-ft-Reproducao-Twitter-enchente-RS

Nível do Guaíba sobe 23 cm e prefeitura emite alerta para inundações no RS

saude-24-06-ft-freepik-vacina

Saúde reforça importância da vacinação contra sarampo àqueles que vão à Olimpíada de Paris

turismo-24-06-ft-divulgacao-Rota-dos-Queijos

Rota dos Queijos em João Neiva: uma jornada de sabor e tradição

politica-24-06-STF-porte-maconha

STF retoma julgamento sobre porte de maconha para consumo

mundo-24-06-ft-reproducao-portal-ig

Médico brasileiro sobrevive à acidente que vitimou 9 pessoas na Namíbia, incluindo sua esposa