Começa nesta quinta-feira a RuralturES em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 15/09/2022 às 12:00

Compartilhe

2021_11_26 - Brasil - ES - Venda Nova do Imigrante - Feira Ruraltures em Venda Nova do Imigrante - Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

FOTO: GABRIEL LORDÊLLO/MOSAICO IMAGEM

O Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, recebe, de hoje (15) até domingo (18), o público da 2ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2022). Com entrada gratuita e tendo como tema o “Turismo de Experiência”, o evento contará com 157 expositores, mais de 20 atrações culturais, 30 aulas show de gastronomia e outras experiências em turismo rural para toda a família nos quatro dias de programação. A abertura oficial está prevista para as 19h desta quinta-feira.

A realização da RuralturES é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, patrocínio do Sicoob-ES e apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), dos serviços nacionais de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e Aprendizagem Comercial (Senac-ES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Com espaço 40% maior em relação a 2021, as exposições ficarão divididas entre os três galpões e a parte externa do Centro de Eventos. Ao todo são 66 empreendimentos da agroindústria e agroturismo, 20 de artesanato, dez de turismo de aventura; dez do Espaço Café, 15 do Espaço Flores, novidade desta edição e aproveitando o início da primavera; 15 da Praça de Alimentação e 21 cervejarias artesanais.

Além desses espaços, haverá stands das Montanhas Capixabas com os dez municípios ligados ao Convention (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Vargem Alta), que levarão seus produtos típicos, circuitos e tradições para o público da RuralturES. Apenas nesses destinos, foram identificadas 25 novas rotas turísticas.

“Sem nenhuma dúvida, a RuralturES é maior feira de turismo rural do Brasil em organização e público e realizada onde o agroturismo nasceu, por isso é grande a expectativa. Esperamos fazer uma mostra do quanto o nosso agroturismo cresceu nas Montanhas Capixabas”, destaca o diretor-presidente do Convention, Leandro Carnielli.

Para Carnielli, o principal objetivo da Feira é “animar” os empreendedores do turismo rural e despertá-los da importância de investir em ciência e tecnologia. “Em todo o Brasil, só se fala em experiência hoje na questão do turismo, mas só temos experiências em turismo com ciência e tecnologia. E isso vem sendo desenvolvido nas Montanhas Capixabas, graças aos parceiros, de forma que as pessoas se sintam bem quando vêm à região. Venha participar da RuralturES, porque é um momento único. Aproveite porque está dentro da nossa casa!”.

Sebrae-ES levará produtos de experiências e “Prosa de Negócio”

O Sebrae-ES mais uma vez participará ativamente da programação da RuralturES. Para mostrar a força do empreendedorismo rural capixaba, a entidade, que é correalizadora da Feira, vai divulgar produtos de experiências turísticas, realizar atendimentos e promover a “Prosa de Negócio”.

Uma das ações será apresentar ao público os 21 produtos de experiências turísticas formatados em 2021 e os 60 novos, ainda em fase de estruturação, para serem entregues no final deste ano. A iniciativa é fruto de um convênio com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES).

Além disso, o Sebrae vai realizar atendimentos aos empreendedores, que terão acesso às soluções ofertadas pela entidade através da equipe do escritório regional de Venda Nova. Durante a RuralturES, o Sebrae pretende ainda apresentar as regiões turísticas capixabas e seus respectivos atrativos: artesanato, circuitos e folheteria.

“A RuralturES está chegando e mais uma vez o Sebrae-ES tem orgulho de contribuir para a realização deste evento que já consideramos consolidado. Acreditamos no turismo como agente de desenvolvimento econômico e social do Estado, em especial o turismo de experiência, que será, novamente, o ponto chave da Feira, com a presença de pequenos negócios que estão trabalhando fortemente a construção de novas de experiências turísticas”, destaca o diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira.

Prosa, flores e oficinas

O espaço “Prosa de Negócio” (Sebrae-ES) volta com tudo nesta edição. A área é destinada à apresentação dos empreendimentos, produtos, roteiros e vários cases de empresários com experiências exitosas em negócios de agroturismo nas montanhas capixabas.

Os empreendedores – que não precisam ser necessariamente expositores – terão até 5 minutos para falar sobre o seu negócio, contar e divulgar seu produto/serviço. Poderão ser sorteados e/ou distribuídos brindes e amostras, além de folders e cartões de visita.

No espaço também será realizada uma rodada de negócios entre produtores de flores do Estado (vaso e corte) para os realizadores de eventos (cerimonialistas, floriculturas locais, donos de pousadas, entre outras). Serão realizadas duas oficinas preparatórias para os expositores e participantes das caravanas.

Queijaria virtual será atração no stand do Senar-ES

Para o público conhecer todo o processo de fabricação de queijos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) levará para o seu stand a Queijaria Virtual em 360º. O projeto, exclusividade do Senar nacional, será lançado durante a RuralturES.

Serão quatro óculos de realidade aumentada para os visitantes conhecerem como funciona uma queijaria, da ordenha à maturação. Com o lançamento na Feira, o Espírito Santo será o primeiro a viver essa experiência.

Cozinha Show vai mostrar experiências com gastronomia típica

Sucesso na RuralturES em 2021, a Cozinha Show promete ainda mais aprendizado e experiências este ano. Serão 30 aulas show gratuitas, que vão mostrar ao público diferentes possibilidades de inovar no turismo de experiência por meio da gastronomia típica.

A coordenação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ES), um dos apoiadores da Feira. No espaço de aproximadamente 1 hora, chefs regionais, entidades e comunidades indígena e quilombola vão ensinar receitas inspiradas em ícones da gastronomia capixaba, a exemplo do brote, do torresmo prensado e da moqueca.

Chef Ana Venturim

O público poderá fazer a inscrição gratuitamente até minutos antes dos eventos (Confira aqui programação), com vagas limitadas por ordem de chegada. E a RuralturES trará novamente a Aula Kids, voltada para crianças, às 10h do domingo (18). Com o tema “Vamos Fazer Biscoitos?”, os chefs Ana Venturim e Renato Santos e convidados vão comandar o momento.

E durante a programação da Cozinha Show, alguns chefs vão resgatar receitas tradicionais do Festival Gastronômico Receitas de Família de Venda Nova do Imigrante, que virou livro “Receitas de Família”. É o caso do Arroz de Moqueca de Tilápia, Elisabeth Tesch Moura (Marechal Floriano), tema da aula show no sábado (17), às 17h15, com o chef Ari Cardoso.

Segundo o gestor do Senac Venda Nova, Bruno Emílio Pereira, em 2022 a Cozinha Show da RuralturES aposta na diversificação da gastronomia capixaba, oportunizando também as comunidades tradicionais, a exemplo de indígenas e quilombolas, na programação do domingo (18).

“Apostamos muito também na valorização dos produtos locais, caso das cervejas artesanais, que investem em estudos e novas tecnologias. Será ainda o momento da gastronomia afetiva, com temáticas do livro (Receitas de Família) e da importante presença dos alunos do Senac juntamente com os chefs nas aulas show”, destaca Bruno.

Expedição Tropeira pousa sábado (17) no ‘Polentão’

A Expedição Tropeira vem com força total em seu 15º ano e segundo consecutivo na Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2022). Nesta edição, a comitiva que percorre a Rota Imperial no lombo de muares vai sair de Durandé (MG) e pousar no dia 17 de setembro (sábado) no Centro de Eventos em Venda Nova do Imigrante (ES). Pelo menos 30 tropeiros do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro confirmaram presença.

O trajeto pelo caminho histórico que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real terá aproximadamente 120 km, com saída prevista para a quarta-feira (14) que antecede o início da RuralturES.

A partida do Estado vizinho tem apoio do proprietário rural Cláudio José Magalhães, o “Clauzé”, de Durandé. Tropeiro experiente, inclusive como participante da primeira edição da Expedição Tropeira, Clauzé tem boas expectativas com a próxima aventura. “Trata-se de um grupo muito especial, que valoriza o tropeirismo montando em burros e mulas. A Expedição faz esse resgate cultural, valorizando como foi o transporte de mercadorias no passado”, diz.

2021_11_24 – Brasil – ES – Conceição do Castelo – Tropeiros chegando no Vale do Emboque em Conceição do Castelo. Ruraltur – Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Em 2021, a Expedição Tropeira somou cinco dias de aventura, cultura e diversão, resgatando apenas trechos da Rota Imperial na região Sul-Serrana capixaba. A tropa fez o primeiro pouso em Ibatiba, a “Capital Capixaba dos Tropeiros”, pernoitou em Mata Pau e Piaçu, em Muniz Freire; e no Rancho do Celso de Oliveira, em Conceição do Castelo; antes de chegar ao Centro de Eventos de Venda Nova.

Rancho

Nesse local, mais uma vez o Paiol do Nonno funcionará como “Espaço do Tropeiro”. A ideia é aumentar a experiência do público com o modo de vida que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Sul capixaba e ainda reúne apaixonados.

Segundo a organização, empreendedores do Vale do Emboque e do Centro de Treinamento Equestre (CTE) Belinho (Saiba mais abaixo/ao lado), todos de Conceição do Castelo, vão comandar o espaço, prometendo imersão nas tradições tropeiras ainda mantidas ao longo da Rota Imperial.

*Todas as programações da Cozinha Show e de atrações culturais podem ser acessadas no site www.ruraltures.com.br!

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França