CNJ abre investigação contra Marcelo Bretas; juiz da ‘Lava Jato’ do RJ

Publicado em 19/12/2022 às 16:10

Compartilhe

CNJ-abre-investigacao-contra-Marcelo-Bretas-juiz-da-Lava-Jato-do-RJ

Segundo a corregedoria, Bretas teria cometido “faltas disciplinares” enquanto atuava como juiz da operação Lava-Jato no Rio de Janeiro

O corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Luis Felipe Salomão, determinou que o juiz Marcelo Bretas seja intimado a prestar depoimento até o fim deste ano. 

A decisão teria sido tomada a partir de informações coletadas de uma  delação premiada do advogado José Antônio Fichtner. O conteúdo dos depoimentos foram compartilhados com o CNJ pelo ministro do STF Gilmar Mendes.

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do CNJ, instaurou a  investigação por entender que Bretas cometeu “faltas disciplinares” em sua atuação como juiz da Lava-Jato no Rio de Janeiro.

De acordo com o colunista Lauro Jardim em O GLOBO, o advogado que apresentatou a delação narrou “indício de práticas de exploração de prestígio e/ou corrupção passiva” por parte de Marcelo Bretas.

Na delação ele relata casos em que Bretas possivelmente se relacionou com outro advogado, Nythalmar Filho. Nythalmar, segundo depoimento, usou de “tráfico de influência e acesso privilegiado” aos autos de vários processos sob responsabilidade do juiz Marcelo Bretas.

Nythalmar Dias Ferreira Filho é investigado pela justiça do Rio de Janeiro por prática dos crimes de tráfico de influência e exploração de prestígio pela suposta aproximação com o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Estado.

Ele também teria relacionamento próximo com procuradores da operação “Lava Jato”, especificamente na subdivisão do Rio de Janeiro, em troca de benefícios a clientes. O caso ainda está em julgamento. 

Fonte: Portal iG

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023