Chuva de meteoros será vista no Brasil no próximo dia 18

Publicado em 13/11/2024 às 08:38

Compartilhe

Glowing star trails orbiting Milky Way galaxy generated by artificial intelligence

Foto: Freepik

Os brasileiros terão a chance de acompanhar uma chuva de meteoros na madrugada da próxima segunda-feira (18). De acordo com especialistas, o céu no Brasil estará pronto para um espetáculo celeste: a famosa chuva de meteoros Leônidas, que ocorre anualmente em novembro.

Com previsão de um pico de 15 meteoros por hora, a observação máxima da chuva está prevista para horários específicos nas diferentes regiões do país: Regiões Norte e Nordeste: a partir das 1h30; Regiões Sudeste e Centro-Oeste: a partir das 3h; Região Sul: a partir das 3h30.

Os meteoros Leônidas têm um ponto de origem (radiante) na constelação de Leão. Com velocidade média de 70 km/s, a chuva é classificada como Classe I e apresenta magnitude prevista de 2.5, o que proporciona boa visibilidade a olho nu em regiões de média e baixa poluição luminosa.

Contudo, a presença da Lua pode atrapalhar um pouco a visibilidade, reduzindo a nitidez dos meteoros no céu. Ainda assim, o software de simulação astronômica Stellarium indica que a taxa de meteoros poderá variar entre 5 e 20 meteoros por hora, uma variação natural conforme as condições atmosféricas e a localização do observador. A observação de qualquer chuva de meteoros deve ser feita a olho nu, ou seja, dispensa o uso de telescópios ou binóculos.

A chuva de meteoros Leônidas é conhecida por ocasionais tempestades de meteoros a cada 33 anos, mas em 2024 o evento promete uma exibição tranquila e constante. Para quem deseja aproveitar a ocasião, recomenda-se buscar locais longe das luzes da cidade e observar com atenção a região do radiante na constelação de Leão.

O Urânia Planetário gravou uma live, nesta terça-feira (12), que ficarão gravada no canal do Youtube, com o astrônomo e professor Marcos Calil. Ele falou sobre as novidades que estão acontecendo no mundo da astronomia: O endereço é: https://www.youtube.com/@uraniaplanetario.

Fonte: Urânia Planetário

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana