Chuva de mais de 100 milímetros causa alagamentos e transtornos na Região Serrana
Publicado em 08/12/2021 às 11:56

Texto: Roberly Pereira e Julio Huber / Fotos: Divulgação e Roberly Pereira
As chuvas torrenciais que atingiram o Espírito Santo nos últimos dois dias causaram transtornos em vários municípios capixabas. Na Região Serrana, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas passou de 106 milímetros em Afonso Cláudio, conforme boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, órgão ligado ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.
Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em Santa Maria de Jetibá, choveu 98,2 milímetros. Em Brejetuba o acumulado foi de 79,2 e, em Santa Leopoldina, outro município castigado pelas chuvas, foram registrados 66,5 milímetros nas últimas 24 horas.

Ainda de acordo com o boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros, em Venda Nova do Imigrante choveu 51,2 milímetros e, em Marechal Floriano, 44,4 milímetros. Mesmo sendo um município que não acumulados de chuvas como em outras cidades, os córregos Batatal e Costa Pereira, em Marechal Floriano, tiveram os níveis acima da normalidade e as águas alagaram o gramado do Estádio José Henrique Pereira.

Moradores antigos de Marechal Floriano, como Renato Pereira, comenta que com a forte chuva que caiu ontem em Marechal Floriano – mais de seis horas sem dar trégua – em outras épocas teria havido uma enchente e as águas teriam invadido toda a cidade. “Sorte que a grande barragem no Bairro Poço Fundo foi removida e agora a enchente quase não existe”, disse.
O aposentado Ernani Nalesso afirmou que a grande quantidade de água que caiu ontem em Marechal Floriano teria sido suficiente para alagar ruas, como ocorreu há anos atrás.