Cartão de crédito: por que, como e onde usar?

Publicado em 15/09/2022 às 08:41

Compartilhe

Cartao-de-credito

Você está planejando a viagem dos seus sonhos? Uma compra online daquele smartphone de última geração? Sacar um dinheiro rápido para pagar uma conta urgente? Saiba que tudo isso é possível com uso do cartão de crédito atualmente. Um meio de pagamento que vem sendo mais usado a cada dia que passa, devido sua praticidade e a comodidade que oferece.

Em princípio, um cartão de crédito traz muitas vantagens. Mas, pelo simples fato de poder conferir todas as suas compras realizadas em tempo real através de um aplicativo já vale a pena ter um. Pois o uso de dinheiro de plástico traz uma praticidade incrível para quem gosta de ter controle sobre os seus gastos durante o mês.

Atualmente a maioria dos cartões contam com um aplicativo para smartphone. Por meio dele é possível ver as notificações na hora que você efetua o pagamento em tempo real. Outra funcionalidade que tem caído no gosto dos usuários de cartão de crédito é a possibilidade de bloqueá-lo com o simples clique em um botão no app.

A era daquela velha fatura de papel que chegava todo mês em sua residência já passou, hoje tudo é feito de modo eletrônico, online, de maneira rápida e fácil. Além do fato de poder consultar todas as faturas anteriores. Você não precisa ir mais na gaveta do seu armário recolher aquele calhamaço de papéis embolorados para ver quando e onde fez uma compra, meses ou anos atrás.

No meu Nubank, por exemplo, eu posso ver a primeira compra que fiz com ele, há cinco anos. Esta é apenas uma amostra de todas as funcionalidades que podemos usar tendo um cartão de crédito. Hoje em dia, alguns cartões oferecem até um tipo de empréstimo rápido, o qual você pode pagar parcelado nas próximas faturas.

Em suma, a parceria cartão e aplicativo trouxe um amplo leque de funções e serviços novos para os clientes. Inclusive, os apps deram vida a uma versão virtual do cartão de crédito, que é especialmente usada para compras online. Caso os dados dele sejam surrupiados por algum site malicioso ou infectado, o mesmo pode ser bloqueado ou excluído em poucos segundos acessando o app.

Os cartões de crédito e as Fintechs

Vale lembrar que estes aplicativos de cartões inovadores foram lançados por fintechs, como o Nubank, que estão causando uma verdadeira revolução no mercado. Elas foram responsáveis por uma série de mudanças muito bem-vindas na opinião dos usuários que estavam cansados de um atendimento precário e uma prestação de serviço de péssima qualidade.

O atendimento prestado por tais empresas via chat no próprio aplicativo é responsável pela solução de quaisquer problemas em questão de minutos. Eu mesmo já tive meu cartão de crédito clonado certa vez e resolvi através do app, meu crédito foi devolvido, meu cartão cancelado e um novo foi enviado, tudo isso foi feito em questão de minutos.

As fintechs vieram para abalar as estruturas de um sistema financeiro arcaico e acomodado que tínhamos no Brasil. Nada melhor que uma competição genuína para derrubar qualquer monopólio ou oligopólio que paralisa um setor. Formado por empresas incompetentes que empurram produtos e serviços financeiros ultrapassados sem nenhuma vantagem para o cliente.

Ou seja, o sistema financeiro já não é o mesmo e os aplicativos de cartão de crédito são uma prova incontestável disso.

Mas qual cartão devo escolher? A resposta para essa questão não é tão simples. Como você usa o cartão? Tem facilidade com aplicativos? Sabe comprar e efetuar pagamentos online? Ou é um cliente à moda antiga? Caso, você ainda seja do tempo das faturas de papel, pode esquecer este artigo, o mundo não anda para trás, o tempo dos “dinossauros” já passou.

Como já dissemos, as fintechs forçaram os bancos acomodados a se moverem, pois eles cansaram de perder clientes e resolveram se mexer. Principalmente copiando os serviços, produtos e atendimento prestado pelas fintechs. Afinal, quem nunca teve criatividade só sabe copiar mesmo, isso não é pecado. Se bem que um cliente com um mínimo de inteligência prefere ficar bem longe destas instituições caras e ultrapassadas.

Existem muitas opções em cartões de crédito disponíveis no mercado, todas elas com bons aplicativos. Para solicitar um, basta baixar o app nas lojas Google Play ou Play Store, fazer um breve cadastro e aguardar a aprovação, tudo isso é feito em questão de minutos. Inclusive a análise cadastral do potencial cliente que é realizada por IA.

Geralmente o interessado recebe a resposta por e-mail ou através do próprio aplicativo, isso varia de empresa para empresa. Logo após aprovado você pode continuar seu cadastro enviando um documento oficial com foto, além de uma selfie segurando ele para comprovação de identidade. Algumas empresas solicitam o envio de um comprovante de renda.

O cálculo de valor de crédito também é feito de modo automático de acordo com a análise que o sistema faz do histórico financeiro do cliente no banco de dados. A qualidade e rapidez com que as fintechs fazem todos estes processos as tornaram as preferidas do público na hora de solicitar um cartão de crédito. Ninguém mais precisa ir a um gerente de banco implorar por um cartão com um limite pífio de crédito.

Tipos de cartões disponíveis no mercado

Na verdade, existem variados tipos de cartões, às vezes uma mesma empresa oferece distintos cartões para variados públicos. Hoje é possível encontrar cartões de diferentes categorias e bandeiras: nacionais, internacionais, visa, mastercard, gold, platinum, black, etc. Cabe a você ler as vantagens que cada um oferece antes de fazer a solicitação.

Para quem gosta de viajar para o exterior um platinum internacional é o mínimo. Quem prefere circular pelo território nacional, um gold está de bom tamanho. Se você é estudante universitário, algumas empresas oferecem um exclusivo para essa categoria. Você negocia criptomoedas? Algumas corretoras ou exchanges também oferecem cartões exclusivos.

Isto mesmo, já existem cartões de grandes bandeiras que realizam pagamentos com seu saldo em criptomoedas. Geralmente isso é fruto de uma parceria entre a plataforma que negocia estes ativos e a bandeira do cartão. Nestes casos, a conversão de criptos para dinheiro fiat acontece no momento do pagamento.

Qual bandeira devo escolher: Visa ou MasterCard? De fato, estas são as bandeiras mais conhecidas em todo o mundo. Já que ambas oferecem os seus serviços com preços equivalentes e estão presentes em todos os lugares. Embora a Visa detenha 60% do mercado, isso não chega a ser um fator decisivo para justificar sua escolha.

Outra pergunta: cartões de bancos ou de fintechs? As fintechs revolucionaram o mercado, possuem mais tecnologia, apresentam um melhor atendimento, possuem processos e aplicativos mais eficientes. Então, não há como andar para trás, se você pensa no presente e futuro, um cartão de fintech é a melhor escolha, mas se você prefere olhar pelo retrovisor pode optar por cartões de bancos tradicionais.

Vantagens de usar um cartão de crédito atualmente

O cartão de crédito apresenta grandes vantagens como o melhor meio de pagamento:

  • Suas compras ficam reunidas em um único lugar e podem ser consultadas a qualquer momento por meio de um app.
  • Apresenta mais segurança que o papel moeda, sobretudo para quem reside em grandes metrópoles.
  • É possível fazer compras parceladas e sem juros em alguns estabelecimentos físicos e virtuais.
  • Você compra hoje e começa a pagar apenas no mês seguinte, sem nenhum custo adicional.
  • Você pode efetuar compras online com confirmação instantânea de pagamento.
  • Permite bloqueio e reembolso de valores, em caso de transações fraudulentas.
  • Conta com um seguro para viagens ao exterior.

Apesar dos seus 60 anos de existência (lançado na França, em 1962), o cartão ainda é o melhor meio de pagamento na opinião da maioria das pessoas. Primordialmente nos últimos anos com apoio tecnológico de aplicativos que trouxeram novas funcionalidades e vantagens.

Se acaso você ainda não tem um cartão de crédito, pode estar perdendo uma boa oportunidade de ter o controle de suas finanças nas palmas das mãos, além de uma série de vantagens adicionais.

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França