Capacitação sobre produção de manga disponível no YouTube do Incaper

Publicado em 24/08/2020 às 12:06

Compartilhe

O curso on-line “Capacitação sobre a cultura da mangueira” realizado na última semana, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), contou com a participação de 80 inscritos entre servidores do Instituto e produtores rurais. Aos interessados em adquirir conhecimentos sobre a produção de manga, a capacitação completa está disponível para o público no canal do YouTube do Incaper.

A carga-horária de 8 horas foi dividida entre quatro dias de curso com conteúdos que contemplam: Variedades; Exigências edafoclimáticas; Manejo de pragas; Manejo de doenças; Poda e indução floral; Comercialização de mangas; e Gestão comercial em frutas.

Anúncio

As capacitações sobre culturas frutíferas fazem parte do Programa Estadual de Fruticultura, que visa à cadeia produtiva das principais frutas do Espírito Santo, segundo um dos organizadores dos cursos on-line, Luiz Fernando Favarato, engenheiro agrônomo, doutor em fitotecnia, pesquisador e coordenador técnico de produção vegetal do Incaper.

A programação da capacitação já abordou a cultura de frutas como abacaxi, maracujá e manga, a mais recente. O próximo curso será sobre cultura da goiaba, entre os dias 25 e 28 de agosto.

O objetivo principal, como afirma o organizador das capacitações, é qualificar os técnicos do Incaper para que o conhecimento chegue até o produtor rural e seja aplicado em suas culturas frutíferas.

Anúncio

“Estamos retomando as atividades do programa, que ficaram limitadas com a pandemia. Encontramos uma boa solução que é realizar os cursos por meio das lives e passando o conhecimento em diante com o apoio de profissionais e professores altamente qualificados”, disse Luiz Fernando Favarato.

O extensionista do Incaper, César Carvalho, participou do curso on-line sobre cultura da mangueira, na última semana, e destaca os benefícios e conhecimentos adquiridos.

“A capacitação também se originou a partir de uma demanda de maior conhecimento para a prática da atividade que envolve todo o setor. O incentivo para o cultivo da manga vermelha também é uma demanda do setor, e para seu o manejo, é necessário maior profissionalismo e técnicas de cultivo. O curso veio para ampliar os conhecimentos sobre a cultura e é de grande importância para a capacitação dos técnicos”.

A realização e apoio à capacitação também são feitas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Bananas EP; e Bianvirc.

Veja também

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

posto de gasolina - magnific

Nova mistura de gasolina com 32% de etanol passa a valer a partir de 1º de agosto

Edição 2025 da Mec Show, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra

FINDES apresenta ecossistema de inteligência artificial e reforça protagonismo na Mec Show 2026

bandeira - brasil- EUA- MAGNIFC

Brasil aciona OMC e contesta tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

dia-da-penitencia-768x432-JULIO-HUBER

Tempo muda no Espírito Santo com chegada de frente fria e previsão de pancadas de chuva