Capacitação sobre produção de manga disponível no YouTube do Incaper

Publicado em 24/08/2020 às 12:06

Compartilhe

O curso on-line “Capacitação sobre a cultura da mangueira” realizado na última semana, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), contou com a participação de 80 inscritos entre servidores do Instituto e produtores rurais. Aos interessados em adquirir conhecimentos sobre a produção de manga, a capacitação completa está disponível para o público no canal do YouTube do Incaper.

A carga-horária de 8 horas foi dividida entre quatro dias de curso com conteúdos que contemplam: Variedades; Exigências edafoclimáticas; Manejo de pragas; Manejo de doenças; Poda e indução floral; Comercialização de mangas; e Gestão comercial em frutas.

As capacitações sobre culturas frutíferas fazem parte do Programa Estadual de Fruticultura, que visa à cadeia produtiva das principais frutas do Espírito Santo, segundo um dos organizadores dos cursos on-line, Luiz Fernando Favarato, engenheiro agrônomo, doutor em fitotecnia, pesquisador e coordenador técnico de produção vegetal do Incaper.

A programação da capacitação já abordou a cultura de frutas como abacaxi, maracujá e manga, a mais recente. O próximo curso será sobre cultura da goiaba, entre os dias 25 e 28 de agosto.

O objetivo principal, como afirma o organizador das capacitações, é qualificar os técnicos do Incaper para que o conhecimento chegue até o produtor rural e seja aplicado em suas culturas frutíferas.

“Estamos retomando as atividades do programa, que ficaram limitadas com a pandemia. Encontramos uma boa solução que é realizar os cursos por meio das lives e passando o conhecimento em diante com o apoio de profissionais e professores altamente qualificados”, disse Luiz Fernando Favarato.

O extensionista do Incaper, César Carvalho, participou do curso on-line sobre cultura da mangueira, na última semana, e destaca os benefícios e conhecimentos adquiridos.

“A capacitação também se originou a partir de uma demanda de maior conhecimento para a prática da atividade que envolve todo o setor. O incentivo para o cultivo da manga vermelha também é uma demanda do setor, e para seu o manejo, é necessário maior profissionalismo e técnicas de cultivo. O curso veio para ampliar os conhecimentos sobre a cultura e é de grande importância para a capacitação dos técnicos”.

A realização e apoio à capacitação também são feitas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Bananas EP; e Bianvirc.

Veja também

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-11.08.49

Ônibus e micro-ônibus de turismo estão proibidos na Rota do Lagarto aos finais de semana e feriados

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-10.25.36

Família oferece R$ 200 de recompensa para quem achar cão desaparecido

Morta-em-em-Afonso-Claudio

Mulher é morta a facadas no meio de rua e acusado é procurado pela Polícia

acidente-Afonso-Claudio2

Acidente entre dois veículos interdita rodovia que liga a BR 262 a Afonso Cláudio

Ruas-ganham-novas-pinturas-em-Marechal-Floriano-2

Ruas ganham novas pinturas em Marechal Floriano

Vacina-Influenza-1-1-2

Estado registra em julho a maior procura por vacina da Influenza

WhatsApp-Image-2021-07-28-at-08.58.07

Chapas metálicas depositadas em Marechal Floriano embarcaram em carreta

WhatsApp-Image-2021-07-27-at-11.16.13

Calçamento de via pública ficará pronto em aproximadamente 30 dias em Marechal Floriano