VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

Câncer silencioso atinge os ossos de crianças e adolescentes

Publicado em 15/07/2021 às 11:37

Compartilhe

Colunas-Montanhas capixabas-Vida_Saudavel2

Um tipo de câncer silencioso que não pode ser prevenido atinge principalmente as crianças e adolescentes de 10 a 19 anos: o tumor ósseo. Estar atento aos sintomas é importante para um diagnóstico precoce que permita um tratamento mais eficaz da doença.

O médico radioterapeuta Guilherme Rebello, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), explica que o câncer ósseo pode ocorrer de duas formas: primária, quando o tumor surge diretamente no osso; e secundária, quando a lesão advém de metástase.

Os tumores que nascem nos ossos costumam ocorrer com maior incidência em crianças e adolescentes, e os locais mais comuns são os ossos ao redor do joelho, úmero (braço) e bacia. Já pacientes mais idosos são acometidos, na maioria dos casos, por tumor ósseo que teve origem em outro lugar (metástase) que, geralmente, é na coluna. 

Dados da Sociedade Brasileira de Cancerologia apontam que o tumor ósseo representa 2% das patologias oncológicas no Brasil, com uma incidência de 2.700 casos novos por ano.

Os principais tipos são os osteossarcomas, que atingem ossos dos braços, pernas e pelve; os sarcomas de Ewing, que se desenvolvem na região pélvica, parede torácica e ossos das pernas ou braços; e os condrossarcomas, que são tumores que crescem nas células que formam a cartilagem.

“Existem alguns subtipos de tumores ósseos, dependendo da sua origem, podendo surgir em osso, cartilagem e tecido neuroectodérmico (precursor). O mais frequente dentre eles é o osteossarcoma”, destaca o médico.

DIAGNÓSTICO PRECOCE – No Julho Amarelo, mês de conscientização sobre o câncer ósseo, o objetivo é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo Guilherme Rebello, não há como prevenir este tipo de tumor.

“Infelizmente, não existem estratégias de prevenção ou exames de rastreio. Caso haja sintomas suspeitos, deve-se procurar um especialista”, orienta. É por isso que estar atento aos sintomas é fundamental. Os principais são dores, aumento ou inchaço da área afetada, fratura patológica (causadas em decorrência do tumor) e até mesmo problemas de mobilidade.

O diagnóstico é feito através de exames clínico e de imagem, além de biópsia. Tomografia, ressonância magnética ou cintilografia óssea também podem ser solicitados para uma investigação complementar.

O pilar do tratamento do tumor ósseo é a cirurgia, sendo a radioterapia ou quimioterapia reservada para casos de tumores de difícil extração ou para cuidado paliativo de metástase.

“Em lesões impossíveis de serem extraídas, a radioterapia pode levar à redução do volume tumoral, na tentativa de um melhor controle da doença. Já em quadro de metástase, é utilizada para alívio sintomático, geralmente devido às dores intensas”, explica o médico.

Fonte: Assessoria de imprensa do IRV

Veja também

Foto: SESA

CRE Metropolitano realiza primeira ação de 2024 para reduzir tempo de espera em consultas e exames

Estado de Alerta sobre situação hídrica no Espírito Santo

Resolução da Agerh declara Estado de Alerta sobre situação hídrica no Espírito Santo

Dica-escarlatina

Casos de escarlatina faz Domingos Martins entrar em alerta

Casal é preso com mais de trezentos entorpecentes em Marechal Floriano

Casal é preso com mais de 360 entorpecentes em Marechal Floriano

geral 18-09 - ft freepik - previsão do tempo

Previsão de chuva é mantida nesta quarta-feira para o Espírito Santo

geral 18-09 - ft gov es - incendio bombeiros

Corpo de Bombeiros intensifica combate a incêndios florestais com Operação Saturação

esportes 18-09 - ft gov es - taekwondo

Atletas do Espírito Santo conquistam 12 medalhas no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo

MONTAGEM CAPA (1)

Festival Gastronômico Pedra Azul Gourmet tem mais de 60 pratos especiais

Últimos artigos de Vida Saudável

Doença do ombro congelado atinge mais pessoas entre 40 e 60 anos de idade

Novos tratamentos revolucionam o cuidado de pacientes com dores crônicas

Homens 40+ sofrem com a queda na produção de testosterona

Entenda os tipos de diabetes e como eles afetam a sua saúde

Síndrome Miofascial tem afetado mais jovens pelo uso excessivo de tablet