Busca por helicóptero desaparecido em São Paulo entra no 5º dia

Publicado em 04/01/2024 às 09:54

Compartilhe

divulgacao-04-01

Um modelo de fabricação norte-americana de pequeno porte. O helicóptero é bastante usado em viagens urbanas e intermunicipais e geralmente transporta um piloto e três passageiros, como é o caso da aeronave que desapareceu no Litoral Norte.

O veículo em questão, no entanto, não estava autorizado a fazer táxi-aéreo, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele é registrado sob a matrícula PR-HDB.

Em que momento o helicóptero desapareceu?

Letícia havia gravado um vídeo mostrando a aeronave voando em meio a uma intensa neblina, por volta das 14h do dia 31. As imagens foram registradas cerca de 45 minutos após o helicóptero ter decolado do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo.

O último contato identificado do piloto com a equipe responsável pelo tráfego aéreo foi às 15h10, depois disso, não se sabe o paradeiro do helicóptero ou dos passageiros. Porém, o alerta de desaparecimento foi recebido pela Polícia Militar somente às 22h40, quando foi gerado um alerta para o Comando de Aviação e para o Corpo de Bombeiros sobre uma possível queda de helicóptero.

Letícia chegou a fazer contato com o namorado por mensagem avisando que eles haviam pousado “no meio do mato”, em um pouso de emergência. O namorado, então, perguntou em que local eles estavam, mas a jovem disse não saber.

Além das mensagens de Letícia, o piloto também conversava com o dono de um heliporto, dizendo que estava com dificuldade para cruzar a Serra do Mar  em decorrência da falta de visibilidade.

Por que o helicóptero é considerado desaparecido?

A aeronave é tida como desaparecida pelas autoridades, já que não há informações sobre o paradeiro do helicóptero, do piloto ou dos passageiros. O piloto pode ter optado por pousar em outro lugar devido às condições climáticas, que prejudicavam a visibilidade, e ainda não ter sido localizado. Como os destroços não foram encontrados, não é possível afirmar que o helicóptero caiu.

Como estão sendo feitas as buscas?

As buscas pelo helicóptero estão sendo realizadas pela FAB, com uma aeronave específica para salvamentos, a SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação. A Polícia Militar também participa da operação usando um helicóptero Águia.

As aeronaves sobrevoam a região da Serra do Mar na tentativa de encontrar o helicóptero desaparecido e os passageiros. Nesta quarta, as buscas entram no terceiro dia e se concentram entre a Serra do Mar e Caraguatatuba.

Fonte/ Foto: Portal IG

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem