Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial
Publicado em 16/01/2025 às 15:44

Foto: Freepik
Uma pesquisa realizada pela Ipsos e pelo Google, envolvendo 21 mil pessoas em 21 países, revelou que, em 2024, o Brasil superou a média global no uso de inteligência artificial (IA). Enquanto 54% dos brasileiros relataram utilizar IA generativa, a média mundial foi de 48%. A IA generativa é aquela capaz de criar conteúdos como imagens, músicas e textos.
De acordo com o estudo “Nossa Vida com IA: Da Inovação à Aplicação”, o otimismo quanto ao potencial da IA cresce à medida que seus benefícios se tornam mais evidentes. Para 65% dos brasileiros, essa tecnologia é promissora por suas contribuições em diversas áreas da vida. A média mundial de otimismo é de 57%.
Além disso, 60% dos brasileiros acreditam que a IA trará mais oportunidades de emprego, um ponto de vista compartilhado por 49% dos entrevistados globalmente. O índice de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho devido à IA aumentou de 62% para 68% no último ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros afetados pela IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego; em 2024, esse número caiu para 15%.
A pesquisa também aponta que os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, destacando a ciência (80%), a medicina (77%), a agricultura (74%) e a segurança cibernética (67%). Além disso, 64% acreditam que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos relacionados aos avanços da IA.
Para Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, é inspirador observar o otimismo e a empolgação dos brasileiros com relação à IA generativa. “Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos para ajudar os brasileiros a prosperar nesta nova era”, afirma.
As áreas que mais facilitam a vida cotidiana, segundo os entrevistados no Brasil, incluem a busca por informações online (81%), a assistência pessoal (76%) e o apoio aos estudos (74%). Há também um consenso sobre a importância de ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%). Três em cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho, e 88% consideram essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios empresariais.
Fonte: Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil

Modal Expo 2025: credenciamento aberto para primeira feira de logística, transportes e comércio exterior do Espírito Santo
