Brasil e Peru firmam acordo para a abertura de mercado entre as nações

Publicado em 06/11/2024 às 11:39

Compartilhe

db55979c-d4e5-47f1-88b2-4ee6e919a468

Fotos: MAPA

Nesta terça-feira (5), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o embaixador do Peru, Rómulo Acurio, assinaram um acordo que estabelece o compromisso de abrir os mercados de maçãs do Brasil para o Peru e de citros do Peru para o Brasil.

Até o momento, o Peru importava maçãs apenas do Chile, e agora o Brasil passa a ser o segundo país a acessar esse mercado promissor.

Anúncio

“A boa relação comercial, como o presidente Lula sempre destaca, é aquela em que vendemos e também compramos. Esse ato demonstra que estamos não apenas exportando nossos produtos, mas também adquirindo produtos peruanos”, afirmou o ministro Fávaro.

O embaixador Rómulo classificou o dia como histórico. “Faz três anos que o Brasil e o Peru não conseguiam firmar um acordo para a entrada de produtos. Estamos muito felizes e agradecidos”, disse ele.

Após a assinatura, o ministro se reuniu com toda a delegação peruana para discutir as relações entre os dois países. Um dos temas abordados foi o Porto Chancay, construído pelo Governo Chinês no Peru, que também trará oportunidades para o escoamento da produção brasileira.

Anúncio

Atualmente, o Brasil é o maior parceiro comercial da China na América Latina, com destaque para a exportação de produtos como soja, milho, açúcar, carne bovina, carne de frango, celulose, algodão e carne suína in natura.

“O Brasil, que já tem um grande volume de exportações para a Ásia, especialmente para a China, utiliza a rota via Atlântico, que é mais longa. Essa nova conexão direta com a China será benéfica, pois agilizaremos as exportações dos produtos do agro brasileiro”, destacou Fávaro.

O embaixador peruano também informou ao ministro Carlos Fávaro que, nos primeiros sete meses deste ano, o comércio pelo Porto de Tabatinga superou os números dos últimos seis anos, e com o Porto Chancay, essas exportações devem melhorar ainda mais.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Veja também

Geraldo Tesch (3)

Cooperativa leva produção de agricultores de Domingos Martins para estudantes de todo o Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-09-16 at 17.36.45

Homem em situação de rua pede internação durante audiência pública em Domingos Martins

capa

Obra de pavimentação da estrada do IFES é paralisada e Prefeitura não informa retomada

Foto - Picasso no Palácio Anchieta - Crédito - Rodrigo Gavini (6)

Exposição de Picasso supera 20 mil visitantes em Vitória

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba