Blockchain: Desvendando o potencial de crescimento e seus diversos usos.

Publicado em 26/05/2023 às 16:01

Compartilhe

cripto

Foto: Freepik

Nos últimos anos, o blockchain tem sido uma das tecnologias mais empolgantes e inovadoras, com um
potencial de crescimento e aplicabilidade que tem capturado a atenção de empresas e indivíduos em
todo o mundo.

O Blockchain tem sido usado para mais do que apenas pagamentos, o que Satoshi Nakamoto originalmente imaginou. Ao longo dos anos, desde a publicação do whitepaper do Bitcoin, testemunhamos novos casos de uso para a tecnologia.

Prepare-se para descobrir como o blockchain está mudando as regras do jogo e moldando o futuro dos negócios e da sociedade como um todo.

Contratos Inteligentes.

Além das transferências financeiras relizadas com bitcoin, os contratos inteligentes foram a próxima geração no espaço blockchain, e o Ethereum foi o primeiro protocolo de contrato inteligente executado na tecnologia.

Como o nome indica, contratos inteligentes são contratos computadorizados que se executam assim que uma determinada condição é atendida. Eles são simplesmente executados através de uma rede de computadores uma vez que o acordo entre o vendedor e o comprador seja confirmado.

As plataformas de contratos inteligentes mais populares no mercado atualmente incluem; Ethereum, Solana, Binance e Cardano

Tokens não fungíveis (NFTs).

Tokens não fungíveis são ativos exclusivos no blockchain que não podem ser replicados. Como a rede impossibilita fazer cópias de dados fora do sistema, o NFT é uma aplicação da tecnologia que permite provar a propriedade e a autenticidade por meio da exclusividade.

A autenticidade pode ser validada via blockchain na forma de NFTs. Pense em IDs pessoais, ativos imobiliários, tíquetes e muito mais sendo convertidos em NFTs para torná-los únicos e provar que são autênticos.

No momento, os NFTs mais populares são as artes digitais, usadas principalmente para fotos de perfil e mantidas por seus valores, como BAYC, Crypto punks, ENS e outros.

DeFi.

O DeFi (finanças descentralizadas) está entre as maiores aplicações do blockchain e só é possível por meio de contratos inteligentes. Para simplificar, o DeFi pega as partes importantes das finanças tradicionais, removendo o intermediário e substituindo-o por contratos inteligentes em um ambiente descentralizado.

DeFi é um sistema financeiro sem custódia muito diferente dos bancos. Isso significa que você não precisa depender de terceiros para lidar com as transações. Aave, Chainlink, Uniswap, Ankr e Compound são ótimos exemplos de protocolos DeFi.

Organização Autônoma Descentralizada.

DAOs são organizações construídas na blockchain com regras codificadas em um programa de computador. O poder é distribuído entre os detentores de tokens e o poder de votação é baseado em quantos tokens você possui.

Todos os votos emitidos por meio de DAOs são registrados no blockchain e são acessíveis publicamente a todos. DAOs, como você deve ter adivinhado, são fortemente baseados em contratos inteligentes.

Dessa forma, DAOs trazem governança descentralizada para o blockchain. Alguns DAOs principais são; DAO Maker, BitDAO, Uniswap, 0x, Compound, Curve DAO e Aave.

Para fechar.

A tecnologia Blockchain existe há mais de dez anos e ainda pode ser descrita como estando em sua infância. Diversos setores, como o de cadeia de suprimentos, comércio e até mesmo jogos de azar (que passaram a utilizar a tecnologia para criar algo chamado ‘btc casino’), também estão inovando a partir desta tecnologia.

À medida que a digitalização se espalha rapidamente, as pessoas querem sistemas abertos, seguros e não controlados por uma pessoa ou grupo. Tudo isso é possível graças à tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) na forma de blockchain.

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados