Apê na praia: saiba como se planejar antes de dar esse passo

Publicado em 17/02/2023 às 09:19

Compartilhe

An aerial view of Waikiki Wall and Diamond Head in Honolulu, USA

Imagem de wirestock no Freepik

Abrir a janela e dar de cara com o sol e as ondas quebrando na areia: eis o sonho de muitos brasileiros. Ter um apartamento com vista para o mar é algo que faz parte do imaginário de muitas pessoas.
Mas, antes de abrir um site e ver se há algum apartamento à venda na Praia Grande, por exemplo, é preciso fazer um planejamento. Afinal, como tudo na vida, se feita por impulso, a compra do apartamento dos sonhos pode virar um grande pesadelo.

Além disso, um apartamento na praia requer formas diferentes de manutenção, além de custos adicionais. Assim, se você está com essa ideia em mente e quer se planejar antes de executá-la, veja as dicas que temos para ajudá-lo a realizar seu sonho de adquirir um imóvel próximo à praia.

Defina o perfil de praia que você quer

Existe uma tendência de achar que todas as praias são iguais: lindas, com belas ondas e com a calma da natureza. No entanto, lembre-se de que as praias são o principal destino turístico dos brasileiros, sobretudo no verão.

Você quer uma praia movimentada para poder aproveitar as festas e baladas de verão ou prefere um lugar mais sossegado, que apenas lhe dê mais contato com a natureza e o ar puro do mar?
A escolha de comprar um imóvel é uma decisão importante e, muitas vezes, definitiva. Ao responder a essas perguntas, você poderá definir melhor que tipo de imóvel e localização deseja, evitando se decepcionar ou cometer erros no futuro.

Pesquise bem o local

Não é por ser na praia que todo apartamento será necessariamente uma boa opção de compra. Mesmo nas praias, é preciso levar em conta a localização, o acesso à propriedade e a infraestrutura do local.

Existem praias que são bem isoladas e tranquilas, mas carecem de supermercados, farmácias ou qualquer estabelecimento do tipo. Por outro lado, há praias com uma excelente infraestrutura, mas que são extremamente movimentadas, o que pode ser algo ruim se você gosta de mais sossego.

Por isso, faça uma pesquisa completa do local antes de partir para a escolha do imóvel. Converse com seu corretor de imóveis, mas também com moradores locais que possam lhe informar como é o local na alta temporada e também no dia a dia, em termos de segurança e caminhabilidade.

Casa ou apartamento?

Além do tipo de praia e de localização, você também precisa escolher o tipo de imóvel: casa ou apartamento? Normalmente, os apartamentos na praia possuem mais vantagens, como uma oferta maior e mais segurança.

Dessa forma, eles são mais vantajosos do que casas, especialmente durante a alta temporada, pois o risco de furtos e roubos a apartamentos é menor. O preço de um apartamento também é uma vantagem em relação a uma casa, bem como os custos com manutenção.

Vai caber no bolso?

Essa pergunta depende do tipo de uso que você pretende dar ao seu apartamento. Caso ele seja o seu imóvel principal de moradia, os custos tendem a pesar menos no orçamento. Mas se for um imóvel de temporada, você ficará nele apenas um período do ano; no resto do ano o apê estará vazio, gerando despesas.

Por isso, calcular os custos do imóvel é fundamental para saber se a aquisição de um apartamento na praia cabe no seu bolso. Considere não só os custos do financiamento, mas também da manutenção do imóvel, os custos com contas básicas, reformas e eventuais problemas, entre outros.

Se o imóvel é para temporada, você tem a opção de alugá-lo nos meses em que estiver vago, gerando uma fonte de renda. Dessa forma, o dinheiro do aluguel poderá servir para abater as despesas que surgirem durante o ano.

Além disso, imóveis na praia sofrem com fenômenos como a maresia, que pode acelerar o desgaste do imóvel e dos móveis. Isso é uma preocupação a mais em termos de gastos, que também deve ser incluído na planilha.

Portanto, você pode encarar seu imóvel tanto como uma aquisição para morar quanto para investimento. Em ambos os casos, realizar um planejamento financeiro é ideal para mitigar os riscos e fazer da sua compra o sonho tão aguardado.

Veja também

agro-28-05-ft-incaper-divulgacao-morango

Domingos Martins recebe capacitação sobre cultivo semi-hidropônico de morango

CAPA_COLUNA_SOCIAL

Políticos e moradores acompanham abertura da colheita do café arábica em Marechal Floriano

agro-28-05-ft-divulgacao-seag

Governador abre a colheita do café arábica em Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A comemoração dos 489 anos de Vila Velha teve show de inclusão e do Alemão do Forró

turismo-28-05-ft-divulgacao-setur

Projeto transforma Estrada de Ferro Leopoldina em polo turístico no Espírito Santo

mundo-27-05-ft-FRT-papa-guine

Mais de 2.000 foram soterrados em deslizamento em Papua-Nova Guiné

mat-paga-mundo-27-05

Dicas Infalíveis para Encontrar o Melhor Site de Poker: Uma Análise Profunda

politica-27-05-ft-Tania-Rego

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias