Amazônia: alertas de desmatamento têm pior outubro desde 2015

Publicado em 11/11/2022 às 16:34

Compartilhe

alertas-de-desmatamento-tem-pior-outubro-desde-2015

De agosto a outubro, a área atingiu 4.020 km², 44,65% a mais do que no mesmo período de 2021, segundo o Inpe. Queimadas dispararam após o 2º turno das eleições

Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais ( Inpe ) e compilados pelo Observatório do Clima mostram que em outubro de 2022, durante o período eleitoral, houve um recorde de alertas de desmatamento na Amazônia , atingindo uma área de 904 km² – a maior para o mês desde 2015, quando foi iniciada a série histórica do sistema Deter.

O levantamento do Inpe confirmou o temor de alguns especialistas, de que as eleições de outubro poderiam ter um impacto devastador na Amazônia e acelerar o desmatamento na floresta, por conta da perspectiva de troca de governo.

De agosto a outubro, que foram os três meses de campanha eleitoral, os alertas acumulados atingiram 4.020 km², 44,65% a mais em relação aos mesmos meses de 2021. A Amazônia abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

A maior área de alerta de desmatamentos neste período foi detectada no Pará, com 435 km², seguida por Mato Grosso (150 km²), Amazonas (142 km²), Rondônia (69 km²) e Acre (64 km²).

De janeiro a outubro deste ano, o Deter aponta a destruição de 9.494 km² de floresta, segundo análise da ONG WW-F Brasil. Apenas no Pará foram perdidos 3.253 km2 de mata nativa.

Em nota, o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, afirma que neste período de finalização de um mandato, “há uma corrida de criminosos ambientais para derrubar a floresta, aproveitando o fato de que ainda têm um parceiro sentado na cadeira da presidência da República”.

“Enquanto Lula está a caminho do Egito para se reunir com líderes do mundo inteiro na tentativa de resgatar a imagem do Brasil, Bolsonaro continua no país, implementando sua agenda de destruição ambiental”, ressaltou Astrini.

Fonte: Portal iG

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano