Alunos de Domingos Martins embarcam para intercâmbio estudantil de três meses no Canadá

Publicado em 28/11/2023 às 13:50

Compartilhe

intercambio-28-11-pmdm

Fotos: Divulgação PMDM

Estudantes de Domingos Martins que foram contemplados no processo seletivo do Programa de Intercâmbio Estudantil da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU) estão com viagem marcada para o Canadá no próximo mês. 

A SEDU criou os Centros Estaduais de Idiomas (CEI) para oferecer aos estudantes da rede pública estadual de ensino um contato intensivo com línguas estrangeiras. Atualmente são oferecidas aulas de língua inglesa e espanhola em 17 escolas-polo espalhadas por todo o Espírito Santo.

Na edição deste ano, o Programa ofereceu 150 bolsas de estudos no exterior, sendo 110 para curso intensivo de inglês no Canadá, 30 para curso intensivo de inglês nos Estados Unidos e 10 para curso intensivo de espanhol no Chile.

Os alunos Alicia da Silva Valadares e Kleyton Patrício Valois de Andrade, ambos de 17 anos, estão cursando o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino (Polivalente) e estudam inglês no Centro Estadual de Idiomas (CEI) no polo de Domingos Martins.

A professora e coordenadora do CEI de Domingos Martins, Sabrina Alves, relata que Alicia e Kleyton tiveram 100% de aproveitamento na prova de proficiência em inglês e estão preparados para encarar o desafio de viver por três meses em Toronto, no Canadá.

“Nesse período, os dois farão um curso intensivo do idioma e terão a oportunidade de aperfeiçoar suas competências comunicativas em inglês, e desenvolver sua capacidade de se expressar com proficiência em diferentes situações de comunicação, promovendo o desenvolvimento socioeducacional em país estrangeiro”.

Quando perguntados sobre suas expectativas em relação ao intercâmbio, Alicia disse que as expectativas estão muito altas. “Sou muito grata pela oportunidade que me ofereceram, quero muito conhecer novas pessoas e visitar todos os lugares possíveis de Toronto. Também quero muito crescer como ser humano e melhorar meu inglês. Tenho muitas vontades e espero que possa fazer tudo nesses três meses”, disse.

Já Kleyton demonstra estar ansioso para o início da experiência. “Esses três meses vão ser uma grande e marcante experiência, e também uma oportunidade de representar o Espírito Santo, o município de Domingos Martins e o Teófilo Paulino em Toronto. O conhecimento mais importante que essa experiência agrega é abrir nossos olhos para o mundo onde vivemos, essa ampliação na forma de ver o mundo e a sociedade, acredito que será um período maravilhoso”, afirmou.

Texto: Fabrízia Klippel
Informações PMDM

Veja também

policia-29-02-IG-Reproducao-Instagram

Suspeito de desmanchar carro usado no Caso Marielle é preso pela Polícia Federal

saude-29-02-freepik-mulher-gripe

Saiba a diferença entre os sintomas da dengue e da Covid-19

policia-29-02-Marcelo-Camargo-Agencia-Brasil

Polícia Federal prende mais três suspeitos em nova fase da operação Lesa Pátria

policia-29-02-pm-capa

Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas e encontra um pé de maconha em Domingos Martins

geral-28-02-alfredo-chaves-estradas

Estradas precárias em Alfredo Chaves dificultam acesso de moradores a serviços básicos

saude-28-02-PMMF-vacinacao

Marechal Floriano inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos

brasil-28-02-ag-brasil-Juca-Varella

Ministério da Educação divulgou a segunda chamada do Prouni

turismo-28-02-PMDM-pascoa

Coelhinho chega neste final de semana para inaugurar a Festa da Páscoa em Domingos Martins