Alfredo Chaves terá um dia dedicado à batata baroa na próxima sexta-feira (08)

Publicado em 03/12/2017 às 13:19

Compartilhe

Um dos legumes mais ricos em nutrientes, que muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de provar, terá um dia somente dedicado a ele neste mês de dezembro. Na próxima sexta-feira (08), o município de Alfredo Chaves recebe o “Dia de Campo, no Cultivo da Batata Baroa”.

O evento, que acontecerá no Sítio Ouro Verde, na localidade de São Bento de Urânia, terá uma programação voltada para as discussões sobre o legume, com coordenadores que trabalham no mercado de batata baroa no Estado, especialistas e os produtores.

A abertura acontecerá às 13 horas, com a palestra sobre o plantio e o cultivo, com organizador e produtor rural de Alfredo Chaves, Elson Denadai. Na sequência, será a vez do palestrante Dr. Elcio Costa, do Centro Serrano da Fazendo do Estado do Incaper, falar sobre os fungos, pragas e doenças que podem ocorrer durante o desenvolvimento do legume.

Encerrando o evento, acontecerá a visita ao campo de produção, no próprio Sítio Ouro Verde, onde serão apresentadas três novas cultivares – catarina, asa e rúbia – de batata baroa pelo pesquisador da Empresa Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dr. Nuno Rodrigo Madeira.

Elson Denadai fala sobre a importância que o evento terá para os produtores de batata baroa do Estado. “Estou convidando os doutores Elcio Costa e Nuno Rodrigo Madeira, para falarem um pouco sobre a produção e o mercado, além de apresentar três novas variedades de batata baroa, que são a catarina, asa e rúbia, que são desenvolvidas pela Embrapa e que podem ser produzidas pelos produtores aqui do Estado”, conta o produtor rural.

Alfredo Chaves tera um dia dedicado a batata baroa na proxima sexta feira 02

Sobre o mercado, Elson considera ser ainda muito fechado. “O mercado é bastante fechado por conta do atravessador, porque o produtor não consegue entrar praticamente no mercado e vende-la, ele tem que passar para o atravessador. Aqui na região serrana temos bastante pessoas que trabalham com a batata baroa, principalmente nos municípios de Alfredo Chaves, Domingos Martins, Afonso Cláudio, entre outras áreas”, ressalta ele.

Já sobre a produção, o produtor rural de Alfredo Chaves considera que o trabalho requer uma grande atenção e fala sobre os países produtores na América Latina. “Ela requer muitos cuidados e depende do clima e do tempo. Hoje, na América Latina só dois países têm o clima adequado para produzi-la, que é a Colômbia e Bolívia, muito por conta de estarem na altitude elevada e também pelas temperaturas que passam de 25 graus. Entre dez graus e vinte graus é o gargalo para se produzir a batata baroa de qualidade”, considera Elson.

Quer participar?

O organizador Elson Denadai lembra que para participar do evento, basta à pessoa comparecer no dia, no Sítio Ouro Verde, em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves, que fica localizado há três quilômetros da Mercearia São Bento, sentido São Francisco de Urânia. Para mais informações, os interessados por ligar para o próprio Elson no telefone (27) 9 9962-5052.

Veja também

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo

Imagem do WhatsApp de 2025-07-08 à(s) 10.54.05_533f02bc

Músicos capixabas conquistam prata em festival internacional na Espanha

Imagem do WhatsApp de 2025-07-08 à(s) 10.06.41_59f8e0e4

Idoso de 75 anos é preso em Domingos Martins portando arsenal de munições e drogas

chocolate cacau-freepik

Cacau capixaba ganha destaque no Dia Mundial do Chocolate

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Feiras Pró-Genética no ES ultrapassam 800 touros vendidos e fortalecem pecuária capixaba

HQF_6377

Governo do ES sanciona lei de repasse financeiro a clubes capixabas em competições nacionais

Imagem do WhatsApp de 2025-07-07 à(s) 15.17.36_b5b5b4df

Projeto social leva teatro e educação ambiental a estudantes das montanhas capixabas

termonetro de temperatura baixa- foto divulgação

Domingos Martins registra menor temperatura do Estado em 2025