Talibã diz ter tomado controle de Panjshir; resistência nega

Publicado em 03/09/2021 às 17:50

Compartilhe

94765


source
Talibã diz ter tomado controle de Panjshir; resistência nega
EPA

Talibã diz ter tomado controle de Panjshir; resistência nega

Forças do grupo fundamentalista islâmico  Talibã entraram em confronto com a resistência no Vale do Panjshir, a única das 34 províncias afegãs que não havia sido conquistada pelos rebeldes em sua volta ao poder após 20 anos.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3) por fontes do Talibã, citadas pelo TRT World, que alegaram que o líder da resistência, Ahmed Massoud, e Amrullah Saleh, primeiro vice-presidente afegão que diz ser o “legítimo presidente interino” do país e se refugiou na região, teriam fugido, talvez para o Tajiquistão.

No entanto, Saleh negou a fuga em um áudio enviado à BBC e ressaltou que o grupo que assumiu o poder do Afeganistão bloqueou o acesso humanitário e de remédios, além de cortar a comunicação e eletricidade, em Panjshir.

“Os talibãs estão cometendo crimes de guerra”, acrescentou o vice-presidente, pedindo “às Nações Unidas e aos líderes mundiais que tomem nota deste claro comportamento criminoso e terrorista”.

Os confrontos intensos registrados na região desde a noite de quinta-feira (2) entre o Talibã e a Frente de Resistência Nacional (NRF) teriam deixado dezenas de combatentes anti-talibãs mortos na província e vários feridos ou capturados.

Você viu?

Relatos ainda informam que os rebeldes destruíram dois tanques e apreenderam armas e munições. O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse também que várias zonas e quatro postos de controle no vale foram tomadas.

Entretanto, Fahim Dashty, um representante da frente de resistência, refutou as alegações dos talibãs sobre a tomada do território.

Em uma publicação no Twitter, o ex-presidente afegão Hamid Karzai disse que o Talibã e as forças de resistência em Panshir devem resolver os problemas através do diálogo.

“Espero que as partes resolvam essa questão por meio do diálogo para que nosso povo sofredor possa finalmente desfrutar de paz e felicidade”, diz a publicação.

Por fim, Karzai expressou “preocupação” com os confrontos em curso na região e enfatizou que “não são do interesse do país e de seu povo”.

Fonte: IG Mundo

Veja também

mat-paga-29-04-freepik

GR8 Tech participa de evento de apostas em São Paulo

geral-29-04-ft-arquivo-sejus

Saúde debate fechamento de “manicômio judicial” do Espírito Santo

geral-29-04-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

geral-29-04-freepik

MEI deve se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista até o dia 1º de maio

agro-29-04-fot-div-Rev.-Negocio-Rural

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

saude-29-04-Jose-Cruz-Agencia-Brasil

Quem tem papilomatose respiratória recorrente entra em grupo prioritário para vacina do HPV

agro-29-04-Foto-Cadu-Gomes-VPR

BNDES lança na Agrishow linha de crédito rural própria ao agronegócio

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo