Série de temporais com granizo, vento, queda de árvores e cidades sem energia

Publicado em 01/04/2021 às 02:21

Compartilhe

Uma série de temporais tem atingido vários municípios de todas as regiões do Espírito Santo desde a madrugada de hoje (31). Na tarde e noite desta quarta-feira, temporais com chuvas fortes e granizos foram registradas na Região Serrana, principalmente nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano.

Após as 14 horas, fortes chuvas foram registradas em Victor Hugo, distrito de Marechal Floriano, e em Paraju, em Domingos Martins, onde a precipitação de granizo assustou moradores e deixou quintais brancos com as pedras de gelo. Em Santa Isabel e em Aracê também foram registrados granizo.

Granizo

Muitos raios eram vistos no final da tarde e início da noite nos dois municípios. Por volta de 20 horas, um temporal amedrontou moradores do distrito de Araguaia, em Marechal. A forte chuva, com muito vento, passou por Santa Maria, Trevo de Paraju, sede do município e seguiu para Campinho, Domingos Martins.

No caminho, muitas árvores foram derrubadas na BR-262 e também na “Estrada Velha”, que liga as sedes dos dois municípios. Entre os quilômetros 40 e 58 da rodovia, diversas árvores caídas deixavam apenas pequenas passagens para os veículos, que trafegavam em velocidade reduzida e fazendo zigue-zague para desviar dos galhos e, em alguns trechos, árvores grossas que foram derrubadas pelos ventos.

Poste

Postes de energia também foram derrubados, deixando a Sede de Marechal Floriano sem energia. Por volta de 21h30, equipes do Corpo de Bombeiros se preparavam para atender a diversas ocorrências na região, que eram registradas pelas pessoas diretamente na sede do 4º Batalhão, já que a falta de energia afetou também as linhas de telefonia.

AVISO DE TEMPESTADE – O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade com grau de “perigo”, válido entre 12 horas de hoje e 11 horas de amanhã (1º), para quase todo o Espírito Santo, além de regiões do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), também emitiu um alerta de atenção devido às condições favoráveis para ocorrência de pancadas moderadas a fortes de chuva com trovoadas. “As chuvas virão acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento, podendo ocasionar grandes acumulados. Não se descarta a ocorrência de granizo em pontos isolados”.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas