Brasil avança no Pisa 2025, mas ainda fica abaixo da média da OCDE
Publicado em 08/09/2026 às 14:40
Foto: Magnific
O Brasil melhorou seu desempenho nas três áreas avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2025. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (8) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Na comparação com 2006, o país está entre os que registraram avanço em Leitura, Matemática e Ciências. O Brasil aparece na 7ª posição em Leitura e Matemática e na 8ª em Ciências, em um ranking com mais de 50 países e economias.
Os estudantes brasileiros alcançaram 408 pontos em Leitura, 377 em Matemática e 409 em Ciências.
Apesar do avanço, o país ainda permanece abaixo da média da OCDE. A diferença, porém, diminuiu significativamente desde 2006. Em Leitura, caiu de 102 para 58 pontos; em Matemática, de 131 para 92; e em Ciências, de 113 para 77 pontos.
Ciência supera resultado pré-pandemia
Um dos destaques da edição de 2025 foi o desempenho em Ciências. A pontuação brasileira ficou acima da registrada em 2018, antes da pandemia de Covid-19.
Em Leitura e Matemática, o Brasil apresentou perdas no período, mas elas foram menores que as observadas, em média, nos países da OCDE.
Brasil também é avaliado no mundo digital
O Pisa 2025 trouxe ainda uma nova avaliação sobre habilidades digitais. Em Resolução de Problemas por meio de Ferramentas Computacionais, o Brasil marcou 406 pontos, contra uma referência de 500 pontos para os países da OCDE.
A Coreia do Sul liderou esse indicador, com 538 pontos, enquanto o Paraguai registrou 352.
Celular, escola e meio ambiente
Os questionários aplicados aos estudantes revelaram que 81% dos brasileiros estudam em escolas com restrições ao uso de celulares, contra 49% na média da OCDE.
A percepção sobre a escola também chama atenção: apenas 16% dos brasileiros disseram considerá-la uma perda de tempo, ante 24% na média dos países da OCDE.
Na área ambiental, 84% afirmaram acreditar que podem gerar impactos positivos para o meio ambiente e 87% disseram confiar na ação coletiva para enfrentar desafios ambientais.
A edição de 2025 reuniu cerca de 760 mil estudantes de 91 países e economias. No Brasil, participaram 30.140 alunos, com aplicação das provas entre abril e maio de 2025.
O Pisa é realizado desde 2000 e avalia estudantes de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciências. O Brasil participa da avaliação desde a primeira edição.
Fonte: Agência Gov | via MEC