Brasil avança no Pisa 2025, mas ainda fica abaixo da média da OCDE

Publicado em 08/09/2026 às 14:40

Compartilhe

143740

Foto: Magnific

O Brasil melhorou seu desempenho nas três áreas avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2025. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (8) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na comparação com 2006, o país está entre os que registraram avanço em Leitura, Matemática e Ciências. O Brasil aparece na 7ª posição em Leitura e Matemática e na 8ª em Ciências, em um ranking com mais de 50 países e economias.

Anúncio

Os estudantes brasileiros alcançaram 408 pontos em Leitura, 377 em Matemática e 409 em Ciências.

Apesar do avanço, o país ainda permanece abaixo da média da OCDE. A diferença, porém, diminuiu significativamente desde 2006. Em Leitura, caiu de 102 para 58 pontos; em Matemática, de 131 para 92; e em Ciências, de 113 para 77 pontos.

Ciência supera resultado pré-pandemia

Um dos destaques da edição de 2025 foi o desempenho em Ciências. A pontuação brasileira ficou acima da registrada em 2018, antes da pandemia de Covid-19.

Anúncio

Em Leitura e Matemática, o Brasil apresentou perdas no período, mas elas foram menores que as observadas, em média, nos países da OCDE.

Brasil também é avaliado no mundo digital

O Pisa 2025 trouxe ainda uma nova avaliação sobre habilidades digitais. Em Resolução de Problemas por meio de Ferramentas Computacionais, o Brasil marcou 406 pontos, contra uma referência de 500 pontos para os países da OCDE.

A Coreia do Sul liderou esse indicador, com 538 pontos, enquanto o Paraguai registrou 352.

Celular, escola e meio ambiente

Os questionários aplicados aos estudantes revelaram que 81% dos brasileiros estudam em escolas com restrições ao uso de celulares, contra 49% na média da OCDE.

A percepção sobre a escola também chama atenção: apenas 16% dos brasileiros disseram considerá-la uma perda de tempo, ante 24% na média dos países da OCDE.

Na área ambiental, 84% afirmaram acreditar que podem gerar impactos positivos para o meio ambiente e 87% disseram confiar na ação coletiva para enfrentar desafios ambientais.

A edição de 2025 reuniu cerca de 760 mil estudantes de 91 países e economias. No Brasil, participaram 30.140 alunos, com aplicação das provas entre abril e maio de 2025.

O Pisa é realizado desde 2000 e avalia estudantes de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciências. O Brasil participa da avaliação desde a primeira edição.

Fonte: Agência Gov | via MEC

Veja também

PMES menor numero de homicídios

Espírito Santo alcança menor número de homicídios em outubro desde 1996

Parques estaduais

Parques estaduais do Espírito Santo abrem normalmente no feriado de Finados

CNH – The National Driving License, also known as a driver's license, is the official document that, in Brazil, certifies the citizen's ability to drive land motor vehicles.

Detran|ES divulgará lista de suplentes do CNH Social 2026 na próxima terça-feira

estudantes sedu matriculas

Sedu divulga calendário de matrículas para 2027 e prevê aproximadamente 230 mil vagas

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira

Homem condenado a 28 anos por estupro de vulnerável é preso em Marechal Floriano

capa

Marechal Floriano celebra 35 anos de emancipação e 164 anos de história neste sábado (31)

whatsapp-image-2026-10-29-at-16-53-12

PMES mobiliza mais de 5 mil militares para reforçar a segurança durante o feriado de Finados

Young woman at hospital pink ribbon breast cancer awareness month symbo

SUS registra crescimento na realização de mamografias e amplia tratamentos contra o câncer de mama