Governo quer transformar receitas extras do petróleo em redução de impostos sobre combustíveis

Publicado em 24/04/2026 às 13:34

Compartilhe

Screenshot 2026-04-24 at 13-33-14 Governo quer converter receitas extras com petróleo em redução de impostos sobre combustíveis — Agência Gov

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira (23), um projeto de lei complementar que cria um mecanismo para reduzir tributos sobre combustíveis sempre que houver aumento na arrecadação proveniente do setor petrolífero. A medida busca amenizar os impactos da alta dos preços, intensificada pelo cenário de instabilidade no Oriente Médio.

De acordo com a proposta, receitas extraordinárias — como royalties e a comercialização de petróleo do pré-sal — poderão ser utilizadas para compensar a diminuição de impostos incidentes sobre combustíveis.

Anúncio

Entre os tributos que poderão ser reduzidos estão as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incidem sobre diesel, gasolina, etanol e biodiesel.

Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, o volume de arrecadação adicional definirá o limite para a flexibilização tributária. Ele destacou que, caso o projeto seja aprovado, a expectativa inicial é promover uma redução parcial nos impostos sobre gasolina e etanol, que ainda não foram contemplados por desonerações recentes.

A proposta prevê que o mecanismo tenha validade enquanto durar o conflito no Oriente Médio. Sempre que for identificado aumento na arrecadação, o presidente da República poderá editar decreto autorizando a redução dos tributos. As medidas teriam validade de dois meses, com possibilidade de reavaliação ao final desse período.

Anúncio

O ministro do Planejamento, Bruno Moretti, ressaltou que o governo já vem adotando ações desde o início da crise internacional para conter os efeitos no país. Segundo ele, o Brasil integra um grupo de mais de 40 nações que implementaram medidas para proteger a população dos impactos da alta do petróleo, que segue pressionando os preços dos combustíveis.

Entre as iniciativas recentes, estão a desoneração do PIS/Cofins sobre o diesel e a concessão de subsídios, que chegaram a R$ 1,52 por litro para o diesel importado e a R$ 1,12 por litro para o produto nacional.

Fonte: Agência Gov, Agência Brasil e TV Brasil

Veja também

CantarES(1)

CantarES reúne 13 corais e celebra 50 anos do Coral da Ufes em Vila Velha

Geraldo Tesch (3)

Cooperativa leva produção de agricultores de Domingos Martins para estudantes de todo o Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-09-16 at 17.36.45

Homem em situação de rua pede internação durante audiência pública em Domingos Martins

capa

Obra de pavimentação da estrada do IFES é paralisada e Prefeitura não informa retomada

Foto - Picasso no Palácio Anchieta - Crédito - Rodrigo Gavini (6)

Exposição de Picasso supera 20 mil visitantes em Vitória

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária