Carlos Tesch é anunciado como novo secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo

Publicado em 27/03/2026 às 16:32

Compartilhe

CID_3432.JPG

Foto: Cid Costa/GovernoES

O vice-governador Ricardo Ferraço, que assumirá o Governo do Estado a partir de 2 de abril, anunciou, na tarde desta sexta-feira (27), o nome de Carlos Tesch como novo secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

Ao destacar a escolha, o vice-governador ressaltou a experiência e a trajetória no serviço público. “Convidei Carlos Tesch para ser o próximo secretário de Estado da Agricultura. Engenheiro, servidor público de carreira e gestor experiente, terá a missão de coordenar as políticas públicas voltadas aos agricultores e ao interior do Espírito Santo e dar continuidade ao eficiente trabalho do secretário Enio Bergoli, a quem agradeço e desejo muito sucesso na caminhada. Também servidor concursado do Estado, Michel seguirá junto cuidando do desenvolvimento rural e da interlocução com os segmentos produtivos do nosso agro”, afirmou.

 O novo secretário agradeceu a indicação e destacou o compromisso com o fortalecimento do setor. “Recebo esse convite com honra e responsabilidade. Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, fortalecendo as políticas públicas para o campo, ampliando a competitividade do agro capixaba e promovendo desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado. Vamos seguir próximos dos produtores, ouvindo as demandas e construindo soluções que gerem mais renda, oportunidades e qualidade de vida no meio rural”, afirmou Carlos Tesch.

A Secretaria da Agricultura tem papel estratégico no desenvolvimento econômico do Espírito Santo, atuando em programas e projetos voltados à modernização da produção, inovação tecnológica, infraestrutura rural, apoio à agricultura familiar e fortalecimento das cadeias produtivas. 

Perfil do novo secretário

Carlos Luiz Tesch Xavier é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), engenheiro de segurança do trabalho (Ufes) e advogado pela Universidade Vila Velha (UVV). Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Servidor de carreira, atuou por mais de 30 anos como auditor do Estado do Espírito Santo, na Secretaria de Controle e Transparência (Secont). Também exerceu os cargos de subsecretário da Secretaria da Saúde (Sesa) e subsecretário para Assuntos Administrativos da Seag em dois períodos: de 2009 a 2014 e de 2023 até a atualidade. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria

Veja também

CID_3432.JPG

Carlos Tesch é anunciado como novo secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-03-27 at 15.16.55

Produtores rurais recebem capacitação e apoio técnico em encontros promovidos pelo Sicoob

COLUNA GATRONOMIA

Spaghetti alla Norma

WhatsApp Image 2026-03-26 at 11.41.56 (3)-1

Conceição do Castelo recebe investimentos em turismo, saúde, educação e infraestrutura

capa_50456_RodaConversaKP

Assembleia debate papel dos homens no enfrentamento à violência contra a mulher

{B4C5E3AC-34D6-5711-6D8E-38D445C7E8A0}

Obra da Rota do Vale do Inhame é confirmada e deve impulsionar turismo e agricultura

WhatsApp Image 2026-03-25 at 10.40.10

Governo do ES cria cadastro de voluntários para atuação em desastres climáticos

cats 3

Dez gatos são encontrados mortos após áudio com ameaça de envenenamento em Pedra Azul