Operação apreende 28 toneladas de defensivos agrícolas irregulares em Patos de Minas

Publicado em 10/03/2026 às 13:42

Compartilhe

84a54260-4c96-4458-9759-3e060ec1095a

Foto: Mapa

Nos dias 9 e 10 de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras), realizou a Operação “Dólos”, correspondente à Ronda Agro CXXIV, no município de Patos de Minas (MG). A ação teve como objetivo combater a falsificação e o comércio irregular de defensivos agrícolas.

Durante a operação, foram apreendidas aproximadamente 28 toneladas de defensivos agrícolas com indícios de irregularidades em um galpão utilizado para armazenamento clandestino, sem registro nos órgãos competentes. Parte dos produtos estava acondicionada em galões sem qualquer tipo de rotulagem, o que indica possível falsificação ou comercialização irregular.

No mesmo local, os fiscais também encontraram outros insumos agrícolas com suspeita de irregularidade, incluindo sementes, que totalizaram 10,5 toneladas, e fertilizantes, que somaram 20,5 toneladas.

A operação foi realizada de forma integrada entre o Mapa, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação contou ainda com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais, da Seção de Inovação Tecnológica da Superintendência de Inteligência Integrada da Secretaria de Segurança Pública de Goiás e do Centro Integrado de Inteligência, Segurança Pública e Proteção Ambiental do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com Marcela Ferreira Rocha, coordenadora de Fiscalização de Agrotóxicos do IMA, a apreensão de produtos falsificados reforça a importância da fiscalização para proteger a saúde da população, o meio ambiente e a produção agrícola.

Além das penalidades legais, o uso de produtos falsificados ou irregulares pode provocar danos irreversíveis às lavouras, contaminar o solo e os recursos hídricos e comprometer a credibilidade da produção agrícola mineira.

No local, foram adotadas medidas administrativas, como a interdição e autuação do estabelecimento, além da abertura de procedimentos para apuração criminal. O prejuízo estimado aos infratores, considerando o valor dos produtos apreendidos, ultrapassa R$ 3,2 milhões.

Segundo a diretora do Departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Graciane Castro, os resultados reforçam a importância da cooperação entre órgãos de fiscalização e forças policiais no combate ao comércio ilegal de insumos agropecuários.

As operações conduzidas pelo Vigifronteiras são consideradas estratégicas para retirar de circulação produtos sem garantia de qualidade, que podem representar riscos aos produtores rurais, à sanidade vegetal, ao meio ambiente e à saúde pública. As ações também reforçam o compromisso do Mapa com a prevenção e repressão de práticas ilegais no comércio de insumos agropecuários.

Fonte: Mapa

Veja também

_mg_1451_0

Petrobras diz que pode reduzir impacto da alta do petróleo no Brasil

_ALE2005-2

Espírito Santo ganha destaque na Convenção da CVC Corp e pode sediar edição de 2027

98102

População capixaba pode opinar na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2027

84a54260-4c96-4458-9759-3e060ec1095a

Operação apreende 28 toneladas de defensivos agrícolas irregulares em Patos de Minas

CAPA_COLUNA_SOCIAL

Veja as fotos do encontro sobre saúde e autocuidado promovido pela clínica Dokter Clin

2

Temporal provoca alagamentos em Domingos Martins e Muniz Freire

dia_especial_brejetuba

Evento “Mãos que cultivam, mentes que protegem” reúne mulheres em Brejetuba para celebrar Dia Internacional da Mulher

5

Quase 100 mulheres participam de encontro sobre saúde e autocuidado promovido pela clínica Dokter Clin