Gastronomia
Arroz libanês
Publicado em 12/02/2026 às 10:44

Este foi o acompanhamento que preparei para as costelas de carneiro grelhadas na churrasqueira no último encontro da nossa Confraria, da qual eu faço parte há mais de 30 anos!

Iniciei refogando em azeite uma colher de sopa bem cheia de tempero caseiro de alho e cebola e, em seguida, adicionei à panela duas xícaras e meia de arroz parbolizado e refoguei-o até os grãos ficarem brilhantes. Acrescentei três xícaras de água em temperatura ambiente, uma colher de sopa de sal, misturei tudo e deixei cozinhando até a água desaparecer e o arroz estar macio. Reservei na própria panela.
Enquanto isso borrifei azeite numa frigideira e coloquei 250 g de amêndoas cruas laminadas, deixando-as ficarem um pouco tostadas. Reservei também.
Fatiei, em tiras, quatro cebolas roxas descascadas e levei-as para outra frigideira com um pouco de azeite aquecido, polvilhei-as com sal e fritei-as bem, até começarem a escurecer.
Adicionei, então, uma colher de sopa do tempero libanês za’atar, as lâminas de amêndoas ao arroz ainda quente e misturei bem. Aqueci mais um pouco a panela do arroz e, um pouco antes de servir, espalhei as tiras de cebola caramelizadas por cima de tudo.
Aí foi só colocar a panela sobre a mesa e convidar os Confrades a se servirem, junto com as costelas de carneiro muito bem temperadas e assadas “no ponto” e degustar, junto com algumas taças de um vinho da uva Pinot Noir, o que aumentou ainda mais a satisfação de todos! Foi bastante elogiado, ou seja, vale a pena repetir!
E até aproxima!