Reativação do Trem das Montanhas Capixabas ganha reforço após reunião em Brasília

Publicado em 03/10/2025 às 10:58

Compartilhe

capa

Texto: Julio Huber/ Fotos: Gleberson Nascimento e Wilbert Suave

Uma reunião realizada nesta terça-feira (30), em Brasília (DF), reforçou a possível reativação do projeto Trem das Montanhas Capixabas. A intenção é voltar ao passeio de trem entre os municípios de Viana e Alfredo Chaves, passando por Domingos Martins e Marechal Floriano.

Durante o dia de ontem, no Ministério dos Transportes, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, recebeu o deputado federal Gilson Daniel (Podemos), os deputados estaduais Fabrício Gandini (PSD) e Alexandre Xambinho (Podemos), além dos prefeitos de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), e de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi (PSB).

Anúncio
O grupo capixaba também se reuniu no Ministério dos Transportes

Os representantes capixabas também se reuniram na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo foi acelerar a devolução do trecho da antiga Ferrovia Leopoldina ao Espírito Santo.

Durante a reunião no Ministério dos Transportes, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, sugeriu que o Estado solicite formalmente a delegação do trecho, o que pode agilizar o processo. “Esse caminho torna tudo mais rápido e facilita a reativação do trem”, explicou o deputado Gilson Daniel, que articula a pauta há três anos.

O superintendente de Transporte Ferroviário, Alexandro Baumgartner, reforçou que a recuperação do trecho é viável. Segundo ele, os estudos já indicam possibilidade de reativação, o que abre perspectivas concretas para a volta do passeio turístico.

Anúncio

Além do retorno do passeio de trem, o projeto prevê ciclovias, áreas de caminhada, museus, gastronomia e hotéis, ampliando o potencial de desenvolvimento regional. Para o deputado Fabrício Gandini, a iniciativa é estratégica para o Espírito Santo. “O turismo é um eixo fundamental. Reativar o Trem das Montanhas é gerar emprego, fortalecer a cultura e trazer mais desenvolvimento para a região serrana”, destacou.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, ressaltou o valor histórico do projeto. “O Trem das Montanhas resgata nossa história e abre novas perspectivas para o turismo, trazendo oportunidades para a população e para os empreendedores locais”, afirmou.

O deputado estadual Fabrício Gandini e o prefeito Lidiney Gobbi reforçaram a importância do retorno do trem

Já Lidiney Gobbi, prefeito de Marechal Floriano, reforçou o impacto para os municípios serranos. “Será um divisor de águas no turismo e na economia da região. Retomando o projeto, vou buscar o retorno do passeio entre a sede do município e o distrito de Araguaya em feriados e finais de semana. É um passeio importante para o município, passando pelo zoológico e outros empreendimentos locais”, enfatizou.

O Trem das Montanhas funcionou entre 2009 e 2013 no trecho de cerca de 50 quilômetros entre Viana e Alfredo Chaves, passando por Domingos Martins e Marechal Floriano. A expectativa dos prefeitos é de que a operação turística seja retomada até 2026, em parceria com a empresa Serra Verde Express e a concessionária VLI Multimodal, responsável pela via férrea.

Informações: Assessoria deputado Fabrício Gandini

Veja também

13401

Enem 2026: confira horários, documentos e regras para o primeiro dia de provas neste domingo

capa

Jornalista Julio Huber é entrevistado pela TV Assembleia e recebe homenagem do deputado Marcelo Santos

whatsapp-image-2026-11-05-at-14-47-45

Fórum Nacional da Pimenta-do-reino debate mercado, tecnologia e produtividade em Jaguaré

captura-de-tela-2026-11-05-100905

Região Serrana soma R$ 11,6 bilhões na produção agropecuária e recebe propostas para fortalecer o setor

ESTUDA~1

Festival SESI SENAI reúne robótica, inovação e tecnologia com entrada gratuita no ES

135A9134

Sonho de Natal ilumina Pedra Azul e mantém programação gratuita aos sábados até janeiro

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus