Brasil deve atingir recorde na produção agropecuária em 2025/26, projeta Conab

Publicado em 18/09/2025 às 15:56

Compartilhe

produção de milho

Foto: Freepik

O Brasil deve registrar novos recordes na produção agropecuária na safra 2025/26, segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira (18/9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante o evento “Perspectivas para a Agropecuária Safra 2025/26”, em Brasília (DF).
A estimativa aponta colheita de 353,8 milhões de toneladas de grãos e produção de 32,3 milhões de toneladas das principais proteínas animais (bovina, suína e frango). O resultado reflete a ampliação da área cultivada, o aquecimento da demanda internacional e políticas públicas de estímulo, em especial o crédito rural.

Produção de grãos

Anúncio

A projeção para os grãos indica crescimento de 1% em relação à safra 2024/25, quando foram colhidas 350,2 milhões de toneladas — o maior volume da história até então. A área cultivada deve passar de 81,74 milhões de hectares para 84,24 milhões de hectares.
• Soja – Principal cultura do país, deve crescer 3,6%, alcançando 177,67 milhões de toneladas. O avanço decorre do aumento da área semeada e da recuperação de produtividade no Rio Grande do Sul. A oleaginosa mantém o Brasil como líder mundial de produção, impulsionada pela demanda por ração animal e biocombustíveis.
• Algodão – A safra deve alcançar 4,09 milhões de toneladas de pluma, novo recorde, com aumento de 3,5% na área cultivada e crescimento de 0,7% na produção.
• Milho – A produção total está estimada em 138,3 milhões de toneladas, queda de 1% em relação ao ciclo anterior, em razão da redução da produtividade média, apesar do avanço da área cultivada e da demanda por etanol e exportações.
• Feijão – A produção deve permanecer estável, em 3,1 milhões de toneladas, assegurando o consumo interno.
• Arroz – O setor enfrenta desafios por conta do excesso de oferta em 2024/25, que reduziu os preços. Para amenizar os impactos, o governo federal ampliou linhas de crédito e programas de apoio, como o Contrato de Opção de Venda (COV) e o Arroz da Gente, voltado à agricultura familiar.
Proteínas animais
A produção de carnes também deve alcançar patamares inéditos. A estimativa é de 5,8 milhões de toneladas de carne suína e 15,9 milhões de toneladas de carne de frango, maiores volumes já registrados pela Conab.
Mesmo após o registro de um caso isolado de Influenza Aviária no Rio Grande do Sul, rapidamente controlado, o Brasil mantém-se como principal fornecedor global da proteína de frango.
A expectativa é que as exportações sigam em alta, chegando a 5,4 milhões de toneladas em 2026, com destaque para a carne suína, projetada em 4,3 milhões de toneladas. A carne bovina, após recorde de 11,1 milhões de toneladas em 2024, deve passar por ajuste e atingir 10,6 milhões em 2026.
Crédito rural e políticas públicas
O crédito rural é apontado como pilar para a expansão da agropecuária. O Plano Safra garante juros reais negativos para a produção de alimentos, além de linhas específicas para a agricultura de baixo carbono e recuperação de áreas degradadas.
Nos últimos 20 anos, a produção de grãos cresceu 205,3%, segundo a Conab. “Os dados mostram a confiança dos homens e das mulheres do campo para seguir com a produção. Há investimentos disponíveis, com volume recorde de recursos e condições diferenciadas de crédito”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Além do estímulo à produção, essas políticas contribuem para a segurança alimentar, a geração de empregos, a redução da fome e o fortalecimento da balança comercial.

Agricultura familiar

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) segue como um dos principais instrumentos de apoio aos pequenos produtores. Apenas em 2025, a modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) registrou R$ 1,89 bilhão em demandas, distribuídos em 5.890 projetos, em 2.115 municípios, envolvendo cerca de 133 mil agricultores familiares — dos quais 80% são mulheres.
Outro destaque é o Programa Arroz da Gente, criado para ampliar a produção do grão por agricultores familiares. A iniciativa prevê crédito com juros reduzidos, assistência técnica, garantia de comercialização e acesso a máquinas e tecnologias adaptadas à pequena produção.

Anúncio

Fonte: Agência Gov | Via Secom

Veja também

PMES menor numero de homicídios

Espírito Santo alcança menor número de homicídios em outubro desde 1996

Parques estaduais

Parques estaduais do Espírito Santo abrem normalmente no feriado de Finados

CNH – The National Driving License, also known as a driver's license, is the official document that, in Brazil, certifies the citizen's ability to drive land motor vehicles.

Detran|ES divulgará lista de suplentes do CNH Social 2026 na próxima terça-feira

estudantes sedu matriculas

Sedu divulga calendário de matrículas para 2027 e prevê aproximadamente 230 mil vagas

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira

Homem condenado a 28 anos por estupro de vulnerável é preso em Marechal Floriano

capa

Marechal Floriano celebra 35 anos de emancipação e 164 anos de história neste sábado (31)

whatsapp-image-2026-10-29-at-16-53-12

PMES mobiliza mais de 5 mil militares para reforçar a segurança durante o feriado de Finados

Young woman at hospital pink ribbon breast cancer awareness month symbo

SUS registra crescimento na realização de mamografias e amplia tratamentos contra o câncer de mama