Estudante de Domingos Martins vai representar o Espírito Santo na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado em 12/03/2025 às 08:12

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Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

A estudante Heloisa Fermão Schulz, de 16 anos, moradora de Ponto Alto, Domingos Martins, foi eleita para representar o Espírito Santo na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que ocorrerá em julho. Durante o evento, os jovens parlamentares terão a oportunidade de receber orientações sobre sua atuação e aprofundar seus conhecimentos sobre o papel do Parlamento Juvenil. 

Heloisa foi selecionada entre diversos projetos capixabas por meio de votação popular aberta e agora tem a oportunidade de apresentar sua proposta na etapa nacional, que aborda a crise hídrica brasileira. Se conquistar a etapa nacional, a estudante poderá participar da etapa internacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 11 e 13 de agosto, onde terá a chance de dialogar com representantes de diversos países do Mercosul.

Em sua mensagem, Heloisa expressou sua satisfação em ver seu projeto reconhecido e destacou a importância de continuar o trabalho na etapa nacional. “Agora que meu projeto foi reconhecido, o próximo passo é aprofundar o debate, dialogando com representantes de outros estados para fortalecer a proposta. Se avançar para a etapa internacional, essa troca se expandirá para os demais países do Mercosul, permitindo um olhar mais amplo sobre a questão da crise hídrica”, disse Heloisa.

Ela também compartilhou o aprendizado que obteve ao longo da jornada. “O maior aprendizado dessa jornada foi a importância da dedicação e do preparo para alcançar objetivos. Durante todo o processo, percebi o quanto é essencial pesquisar, organizar ideias e apresentá-las de forma clara e convincente. Esse aprendizado será valioso para meu futuro acadêmico e profissional”, destaca.

Heloisa deixou uma mensagem de incentivo para outros jovens que desejam participar de programas semelhantes. “Vale a pena acreditar nos seus projetos e investir no que realmente faz sentido para você. Participar de iniciativas como essa abre portas, amplia horizontes e desenvolve habilidades úteis em diversas áreas da vida. Se você tem um objetivo, vá atrás, se dedique e não tenha medo dos desafios”, conclui.

APOIO ESCOLAR – A escola EEEFM Ponto do Alto, onde Heloisa estuda, teve papel fundamental no desenvolvimento e apoio do seu projeto. De acordo com o diretor da escola, Marcelo Ribett, Heloisa se envolve em diversas iniciativas escolares. “Ela sempre participa de feiras de ciências e o Projeto de Jovens Protagonistas foi crucial para a elaboração de sua proposta”, afirma. 

Além disso, o Centro Estadual de Idiomas (CEI) Teófilo Paulino, onde Heloisa também estuda, apoiou a jovem em sua jornada, proporcionando recursos e orientações que ajudaram a transformar sua ideia em um projeto vitorioso.

A professora Sabrina Alves, coordenadora do CEI Teófilo Paulino, destacou a importância do programa, que possibilita aos alunos expandirem seus horizontes e participarem ativamente de discussões sobre questões globais. “É gratificante ver Heloisa desenvolver um projeto que não só abordava problemas locais, como a escassez de água, mas que também apresentava soluções aplicáveis ao nível global”, destaca.

O que é o Parlamento Juvenil do Mercosul?

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que oferece aos jovens estudantes das redes públicas dos países membros e associados do bloco uma plataforma de encontro e diálogo. O objetivo é incentivar o protagonismo juvenil, estimulando a criação de propostas sobre temas de interesse comum.

Durante o processo, os participantes aprendem sobre o funcionamento do Mercosul, suas instâncias e como dialogar e buscar consenso para apresentar soluções para problemas compartilhados. Além de expandir seus conhecimentos, os jovens vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates produtivos, fortalecendo suas habilidades de comunicação e desenvolvendo uma reflexão crítica para elaborar propostas que atendam às necessidades da sociedade.

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