Inmet alerta para calor intenso e temperaturas acima da média no Brasil

Publicado em 03/02/2025 às 08:58

Compartilhe

_dsc4412

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Fevereiro começou com uma intensa onda de calor atingindo áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta que permanece válido até quarta-feira (5), destacando riscos de temperaturas até 5°C acima da média climatológica.

O Inmet classificou a situação com avisos laranja e amarelo, indicando níveis de perigo. O alerta laranja cobre boa parte do Rio Grande do Sul, especialmente o sudoeste, o noroeste e a região metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo abrange o oeste de Santa Catarina, além de áreas do noroeste gaúcho e da capital Porto Alegre.

As temperaturas máximas devem oscilar entre 35°C e 40°C em diversas regiões do Rio Grande do Sul, podendo se aproximar dos 40°C na Grande Porto Alegre nos próximos dias.

Para o restante do país, o Inmet prevê chuvas dentro ou acima da média climatológica na maioria das regiões Norte e Nordeste. No entanto, volumes abaixo da média são esperados no leste do Acre, sul do Pará e do Amazonas, além de partes de Rondônia, Tocantins e Bahia. No leste da Bahia, Alagoas e Sergipe, os acumulados devem ficar abaixo de 80 mm.

No Centro-Oeste e Sudeste, a tendência é de chuvas abaixo da média, com exceção do noroeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e das faixas leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde os volumes podem ultrapassar 160 mm.

Além disso, a previsão aponta temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, especialmente no Norte e Nordeste, onde os termômetros devem registrar valores superiores a 26°C.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-05-27 à(s) 16.38.54_57bed306

Suspeito de envenenar mulher com caldo de cana é preso em Marechal Floriano

3202

Onda de frio intensa atinge o Brasil no fim de maio com previsão de neve

35270

Brasil participa de reunião internacional em Madri que cobra fim da guerra em Gaza e discute sanções contra Israel

Marcelo Camargo Agência Brasil gripe

Vacinação contra gripe tem queda entre crianças, idosos e gestantes no Espírito Santo

fomento-2

Inclusão produtiva avança no campo e garante renda a famílias do Espírito Santo

FOTO CAPA

O tamanho dos dispositivos e sua influência na escolha do consumidor

Imagem do WhatsApp de 2025-05-26 à(s) 23.15.59_c6e59aac

Homem é preso com revólver e munição em Domingos Martins

20250526_101655

Novo Portal Inteligente ES.GOV já está no ar