Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

Publicado em 25/11/2024 às 09:43

Compartilhe

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, expressou pesar pelo acidente ocorrido com um ônibus que transportava moradores da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O veículo capotou neste domingo (24), caiu em uma ribanceira e resultou na morte de 17 pessoas e ferimentos em 29 outras, incluindo crianças e adolescentes.

“Estou profundamente impactada com a notícia”, declarou Anielle em sua conta na rede social X. “Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares. Estamos acompanhando a situação e confiando no trabalho das equipes de resgate, com o apoio das unidades de saúde de União dos Palmares e do Governo do Estado de Alagoas.”

A ministra ressaltou a gravidade do acidente no contexto do Mês da Consciência Negra: “Em um mês tão significativo para o país, especialmente para o território do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece ainda mais profundamente.” Em razão do ocorrido, o evento Tendências & Soluções, previsto para esta segunda-feira (25) em Maceió, e que contaria com a presença de Anielle, foi cancelado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou pelo X, manifestando solidariedade às famílias das vítimas. “O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o suporte necessário às autoridades estaduais no resgate, atendimento e apoio às vítimas”, afirmou.

Repercussões e solidariedade

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, vinculado à Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros do Brasil, emitiu nota lamentando a tragédia. “Esse acidente marca o Mês da Consciência Negra com imensa tristeza e dor, em um território de importância histórica. Nossa solidariedade aos familiares, amigos das vítimas e à comunidade de União dos Palmares.”

O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares também se manifestaram, destacando apoio às vítimas e reconhecimento ao trabalho das autoridades locais, como o Samu, o Corpo de Bombeiros e a prefeitura de União dos Palmares.

“A Serra da Barriga, símbolo de resistência e luta, segue como um espaço de memória e espiritualidade. Neste momento de dor, reforçamos nosso respeito e apoio às comunidades que preservam esse legado, confiando no esforço conjunto das instituições para superar essa tragédia”, afirmou a Fundação.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral