Governo destina recursos para auxiliar Acre e Amazonas no enfrentamento dos impactos das queimadas e da estiagem

Publicado em 18/10/2024 às 09:43

Compartilhe

Freepik

Foto: Freepik

O Governo Federal liberou, nesta quarta-feira (16), um montante adicional de R$ 1,2 milhão para auxiliar os estados do Amazonas e Acre a enfrentarem os efeitos das emergências climáticas na saúde da população. Os recursos, viabilizados pela Portaria Nº 5.506/2024 e assinados pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, integram as medidas de resposta às queimadas e à estiagem nessas regiões.

Em 26 de julho, o Ministério da Saúde criou a Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, um mecanismo de gestão que coordena ações de prevenção e resposta a eventos climáticos em todo o país, incluindo ondas de calor, enchentes, secas e queimadas.

Entre as funções da Sala está a divulgação de informações sobre a situação epidemiológica e assistencial do país. Para isso, são publicados semanalmente o Informe da Sala Nacional e o Informe sobre Queimadas. A pasta também conta com painéis de monitoramento da saúde ambiental, que acompanham a qualidade da água para consumo humano e a qualidade do ar.

Apoio financeiro

O suporte financeiro para emergências em saúde pública foi regulamentado pela Portaria GM/MS Nº 3.160, em fevereiro de 2024. Para receber o auxílio, estados ou municípios devem enviar ao governo federal um ofício declarando a emergência em saúde. Os repasses são feitos mensalmente enquanto o decreto de emergência estiver em vigor.

Além disso, é necessário apresentar um plano de ação que inclua a análise da condição de saúde local, levando em conta a situação epidemiológica, as necessidades de atendimento da população e a pressão sobre a rede de assistência. O plano também deve detalhar as ações de saúde que serão realizadas e seus respectivos custos. É permitido que mais de um ente federativo faça a solicitação de apoio em conjunto.

Outras ações

Como parte das iniciativas de combate às queimadas, o Ministério da Saúde tem enviado equipes técnicas para os estados mais afetados. Na segunda-feira (14), uma equipe técnica chegou ao Pará, onde a seca severa e as queimadas têm provocado grandes danos. Essa equipe, formada por membros da Sala de Situação e da Força Nacional do SUS (FN-SUS), já visitou estados como Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins, oferecendo suporte e diagnósticos para enfrentar a crise ambiental e de saúde pública.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral