Rede de fibra óptica do Governo do Estado alcança a marca de 70 municípios atendidos

Publicado em 26/09/2024 às 10:46

Compartilhe

fibra_gov-2

Foto: divulgação.

Os serviços da rede de fibra óptica do Governo do Estado já contemplam 90% dos municípios capixabas. Esse resultado tem ligação direta com o Projeto ES Digital, que viabilizou a chegada de rede de alta velocidade para 64 cidades do interior.

Com essa expansão, mais escolas, delegacias, hospitais e outras repartições do Poder Executivo Estadual estão conectadas com o Data Center do Estado, central de dados governamentais, localizado na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em Vitória.

Anúncio

Também considerando os órgãos já atendidos na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), a rede de fibra óptica do Governo conta com  1.046 pontos. Em três anos, houve um crescimento de 506 pontos por causa do ES Digital, que tem como meta a implantação de pontos da rede de fibra óptica nos órgãos estaduais de 72 municípios, divididos em dois anéis (norte e sul).

A estrutura de alta velocidade permite que os órgãos do Poder Executivo Estadual tenham mais condições de copiar rapidamente grandes volumes de dados, como backups, vídeos e fotos; acessar em tempo real as imagens de câmeras de videomonitoramento; e utilizar a telefonia VOIP e videoconferências, viabilizando a redução de custos.

Além disso, a ampliação da rede de fibra óptica governamental propicia melhorar a arrecadação de impostos e aprimorar o acompanhamento de processos administrativos e judiciais, contribuindo para um melhor atendimento aos cidadãos.

Anúncio

Na avaliação do diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, a expansão da rede de fibra óptica do Governo colabora para a transformação digital estar mais presente no Poder Executivo. “Precisamos aliar sistemas que ajudem a reduzir a burocracia com uma infraestrutura de ponta, para que os capixabas tenham à disposição serviços digitais com elevado nível de agilidade e eficiência”, afirmou Cornélio.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Prodest.

Veja também

capa

Jornalista Julio Huber é entrevistado pela TV Assembleia e recebe homenagem do deputado Marcelo Santos

whatsapp-image-2026-11-05-at-14-47-45

Fórum Nacional da Pimenta-do-reino debate mercado, tecnologia e produtividade em Jaguaré

captura-de-tela-2026-11-05-100905

Região Serrana soma R$ 11,6 bilhões na produção agropecuária e recebe propostas para fortalecer o setor

ESTUDA~1

Festival SESI SENAI reúne robótica, inovação e tecnologia com entrada gratuita no ES

135A9134

Sonho de Natal ilumina Pedra Azul e mantém programação gratuita aos sábados até janeiro

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão- foto- divulgação

Aulão gratuito para o Enem arrecada doações para crianças em tratamento contra o câncer em Domingos Martins