Uso de criptomoedas é legal no Brasil? Entenda

Publicado em 22/07/2024 às 15:12

Compartilhe

criptomoeda-legal-no-brasil

O termo criptomoedas tem dado que falar nos últimos tempo, com as O Marco Legal das Criptomoedas, que foi aprovado em 2022, entrou em vigor no Brasil em junho de 2023. Desde então, o Banco Central (BC) supervisiona o setor e as empresas que operam com esses ativos digitais no país. Mas o que muda com este novo marco legal? 

Visão geral pelos Bitcoins

O Bitcoin é um dos ativos virtuais mais valiosos. Ela começou em 2009, logo após a crise financeira dos Estados Unidos de 2008, e foi uma resposta à falência de várias grandes corporações financeiras. Até hoje, ela continua sendo uma das opções mais populares para investidores e traders que operam criptoativos. Saber acompanhar o gráfico bitcoin hoje e entender seus valores é crucial para os que procuram apostar em criptoativos, especialmente após a sua legalização em território brasileiro. 

Aprovação do projeto de lei 

O Congresso está fazendo mais um passo significativo em direção à regulação nacional das criptomoedas, criando uma nova fase conhecida como regulação infralegal. Isso inclui a criação de decretos regulamentares, atos normativos, portarias, instruções e outros mecanismos que dependem do Marco, que é aprovado pela legislação e aprovado pelo poder executivo. O Projeto de Lei (PL) 3.706/2021, aprovado pela Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado no início de outubro de 2023, prevê a separação patrimonial para as empresas que operam com criptoativos. 

Segundo analistas de mercado, essa é uma demanda significativa que dará aos clientes das empresas que custodiam criptomoedas no país segurança legal. Além disso, o BC expressou seu desejo de aumentar e reforçar a regulação do setor para atender ao crescente interesse do Brasil nos ativos digitais e aos novos riscos associados a eles.

O que altera este marco legal

Embora a nova lei tenha efeitos iniciais principalmente no domínio jurídico, os usuários finais também devem ser afetados, principalmente aqueles que foram vítimas de golpes relacionados a criptomoedas. O termo “ativo virtual” e “prestadora de serviços de ativos virtuais”, também conhecidos como trocas, passa a existir, bem como os crimes especificamente tipificados relacionados à utilização de ativos virtuais. Como resultado, as principais consequências diretas da nova lei são as alterações no Código Penal, que adicionam o crime de estelionato especializado em ativos virtuais, que é punido com uma pena de 4 a 8 anos e multa. A fim de ajudar na luta contra a lavagem de dinheiro, as prestadoras de serviços de ativos virtuais foram equiparadas à instituição financeira pela “Lei do Colarinho Branco” e agora são obrigadas a identificar clientes e manter registros.

Segurança Bitcoins: como o blockchain funciona?

Para entender como funciona a segurança do Bitcoin, você precisa conhecer o blockchain, a tecnologia que permite sua existência. Isso significa que o blockchain é uma cadeia de blocos de informações que criptografa todas as transações que ocorrem em todo o mundo. Por exemplo, as compras e vendas de Bitcoins dependem de um servidor em vez de um sistema aberto a todos os usuários.

Um código único protege automaticamente os dados em blocos. Como cada bloco tem sua própria assinatura e a do bloco anterior, essa “assinatura”, também conhecida como hash ou prova de trabalho, garante que o sistema esteja conectado. O sistema é muito seguro com essa ligação criptografada, mas continua sendo transparente. É quase impossível quebrar o blockchain porque, para ver os dados de um bloco, você precisaria decifrar a hash de seu próprio bloco e a hash do bloco anterior, que, por sua vez, precisaria da hash do bloco anterior, e assim por diante.

Então, é seguro operar no mercado de Bitcoin?

A tecnologia do blockchain quase não pode ser hackeada. No entanto, quando examinamos o mercado de criptoativos com mais atenção, percebemos que ele contém alguns riscos. As vulnerabilidades aparecem com a interação com o usuário. O ativo que você compra é armazenado automaticamente em uma carteira virtual. Diferentes tipos de carteiras Bitcoin são uma das muitas maneiras pelas quais você pode guardar seus ativos. É possível possuir carteiras desktop, totalmente online ou até mesmo em papel. A preocupação com a segurança desse mercado começa a se manifestar nessa fase. 

Bitcoin é seguro em investimentos?

Investir em Bitcoin é um empreendimento arriscado. Embora possa oferecer grandes retornos, sua alta volatilidade permite que os preços aumentem ou caiam rapidamente. Além disso, o mercado de ativos virtuais não tem tanta regulação quanto os mercados convencionais, o que pode aumentar a probabilidade de fraudes e hacks. Se procura realmente investir, estas são algumas dicas que partilhamos com você: 

  1. O primeiro passo é se conhecer se investir está nos seus planos. Antes de investir dinheiro em qualquer classe de investimento ou título, você deve se examinar e determinar seu tipo de investidor. Portanto, conhecer o perfil de um investidor é o primeiro passo para saber se o Bitcoin é seguro e investir dinheiro nele.
  2. Em segundo lugar, você deve saber por que está investindo seu dinheiro. Após entender a razão por trás disso, será capaz de determinar a data de vencimento, a rentabilidade ideal a ser alcançada e o valor que está disposto a aplicar.
  3. A dica mais importante para manter seu investimento em Bitcoins um pouco mais seguro é esta. Alocar seu dinheiro em vários ativos é uma maneira de dividir sua carteira. Imagine que você tenha aplicado todo seu dinheiro em uma ação de uma empresa ou em uma criptomoeda e o valor desse ativo tenha despencado no dia seguinte. Justamente nesse tipo de situação, a diversificação é útil.

Foto: pexels.com

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos